ENEM, perguntado por ThayssaJorge1212, 1 ano atrás

Aproveitando esse momento de abertura política ao final do governo do general Ernesto Geisel até a passagem do poderpara o general Figueiredo, Barbosa Lima criou o que poderíamos chamar de metalinguagem televisual da aberturademocrática. Pela primeira vez, depois do longo período de censura, um programa abordava aspectos políticos darealidade brasileira e encorajava outras emissoras a pautar o assunto.O programa era produzido com verba pequena, mas com enorme capital intelectual. Segundo Barbosa Lima,a censura já vinha sendo substituída pela autocensura, e cada um era responsável pelo que dizia. Um dos homens maisentrevistados foi o temido Dr. Ulisses Guimarães. Um outro exemplo foi a entrevista que Roberto D´Avila fez em Pariscom os filhos dos exilados que não conheciam o Brasil. A repercussão foi grande, porque eram crianças imaginandocomo era o país."Alô, alô, povo do sertão, carne, arroz e feijão!" — esse era um dos brados de Glauber Rocha ao entrar no programa,como descreve a jornalista Isa Cambará. Ela o compara a Chacrinha, elegendo-o o novo mito de comunicação da TVbrasileira. A jornalista acompanhou uma de suas gravações para o programa, que se tornou uma verdadeira aventura,sem roteiros. Para Glauber, quem precisava de roteiro eram os mestres-de-cerimônia. Na rua, sob a luz natural, ondequalquer um podia virar personagem, ele fazia o seu pequeno show épico."Será isso jornalismo?" — pergunta a repórter — e Glauber responde: "Não é jornalismo nem cinema. É a vida."Considerando o contexto acima, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.I. A pergunta feita pela repórter comprova a ineficiência jornalística do sensacionalismo característico do programa,apesar desse sensacionalismo ainda estar presente na televisão até os dias de hoje.PORQUEII. A abertura política no Brasil possibilitou ao telejornalismo a investigação e veiculação de temas até entãoproibidos e também um grau inédito de experimentação formal, por meio do qual se tentava ampliar os própriosprocedimentos das técnicas de reportagem, entrevista e apuração, conservando-se certo grau de objetividade, semabrir mão de um tom vanguardista.A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.E As asserções I e II são proposições falsas

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por gustavoif
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Alternativa correta e a D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

A assercao I e incorreta, pois o telejornalismo que fazia Glauber Rocha depois da epoca da ditadura nada tinha a ver com o sensacionalismo que e o exagero das noticias para que se obtenha audiencia.

Ja a assercao II e correta: nessa epoca, houve a criacao de um novo jornalismo, ate que a reporter se indaga se era realmente jornalismo aquele experimento de vaguarda realizado por Glauber Rocha.

Conforme dito pelo texto, houve a investigacao de filho dos exilados da ditadura, um tema inedito, e tambem inedito era a forma que se conduzia esse jornalismo, como a realizacao sem roteiros.

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