Por que os primeiros aparelhos de música possui uma manivela?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Em 2022, na era dos streamings e arquivos digitais, parece estranho imaginar um mundo sem aparelhos de gravação e reprodução de áudio. Mas essa realidade, há relativamente pouco tempo, já foi muito diferente.
Os toca-discos como os conhecemos foram criados apenas em 1955 e não são os primeiros aparelhos capazes de reproduzir sons previamente gravados. Eles surgiram enquanto resultado de um longo processo de pesquisa e aprimoramento, tomando como base tecnologias mais antigas semelhantes. Você conhece essa história? Foi um longo caminho até que um toca-discos pudesse chegar na sua casa e fazer sua coleção rodar. Agora, vamos explicar melhor como foi esse percurso.
E se você ainda não começou sua coleção, essa pode ser a oportunidade perfeita. O NOIZE Record Club entrega discos novinhos na porta da sua casa todos os meses. Aproveite o melhor da música em vinil no NRC: clique e faça parte do clube!
FONÓGRAFO: O PRIMEIRO PASSO
Antes de Thomas Edison a lâmpada não existia, mas também não era possível gravar e reproduzir sons. Você pode imaginar o espanto das pessoas quando, em 1877, pela primeira vez, o inventor norte-americano apresentou sua engenhoca, chamada de fonógrafo. O equipamento era baseado no telégrafo, na época em pleno desenvolvimento, e no recém criado telefone.
*
O aparelho era formado por um cilindro coberto por uma folha de estanho, presos a uma manivela. Uma agulha, acoplada a um diafragma e em um bocal em forma de cone, era mantida em contato com a superfície de estanho do cilindro. O processo de gravação acontecia, basicamente, da seguinte forma: um som era emitido no bocal conoidal, fazendo pulsar o diafragma, que transmitia seus movimentos à agulha, que vibrava e entrava em contato arranhando (e gravando) o estanho do cilindro, que era girado pela manivela. Feita a gravação, era necessário girar a manivela no sentido contrário para reproduzir o som, que era amplificado pelo mesmo cone com o qual foi registrado.
Você pode imaginar o quão rudimentares eram essas primeiras gravações em relação à qualidade sonora que atingimos hoje em dia, mas, na época, elas significaram uma verdadeira revolução. Este foi o primeiro grande passo até chegarmos onde estamos hoje.