por que as sociedades americanas têm um histórico de racismo tão acentuado?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O racismo é declarado desde sempre. Diferente do Brasil que, até hoje, ainda é velado , fica escondido atrás de uma falsa "democracia racial"
A segregação racial nos EUA, foi um tipo de política de estado que tinha por objetivo separar indivíduos ou grupos de indivíduos da mesma sociedade por meio de critérios raciais ou étnicos.
A formação do país ditou as características da segregação racial nos EUA, No norte, onde assentava-se o modelo de pequena propriedade privada, do trabalho assalariado e do desenvolvimento da indústria. No sul, tiveram outro tipo de desenvolvimento e, prevaleceu o modelo dos grandes proprietários de terras , da monocultura(plantation) e do trabalho do negro na mão de obra escravizada, negros trazidos do continente africano.
No período da escravidão no Sul dos EUA, os negros escravos eram, assim como no Brasil e em outras partes do mundo à época, considerados mercadoria de seus donos e não seres humanos portadores de direitos.
Após o período pós guerra americana entre norte e sul, com a vitória do norte, houve o processo de abolição. Começaram as implementações das Políticas Segregacionista. Para os cidadãos brancos sulistas, era inaceitável que os negros, recém libertos, tivessem os mesmos direitos e ocupassem os mesmos locais que eles.
Seitas se formaram logo após a guerra entre o norte e o sul, essa seita matava negros com violência, o nome era "Círculo do Clã", uma organização terrorista criada por ex soldados confederados com o objetivo de perseguirem os negros .
Explicação:
A segregação racial nos EUA foi um tipo de política de estado que tinha por objetivo separar indivíduos ou grupos de indivíduos da mesma sociedade por meio de critérios raciais ou étnicos.
O racismo norteamericano
A formação do país ditou as características da segregação racial nos EUA. No norte, onde assentava-se o modelo de pequena propriedade privada, do trabalho assalariado e do desenvolvimento da indústria.
No sul, tiveram outro tipo de desenvolvimento e prevaleceu o modelo dos grandes proprietários de terras, da monocultura (plantation) e do trabalho do negro na mão de obra escravizada, negros trazidos do continente africano.
No período da escravidão no Sul dos EUA, os negros escravos eram, assim como no Brasil e em outras partes do mundo, considerados mercadoria de seus donos e não seres humanos portadores de direitos.
Saiba mais sobre o racismo dos EUA em: https://brainly.com.br/tarefa/12489026
#SPJ2