Filosofia, perguntado por jlbraz9, 1 ano atrás

Por que a afirmação "os homens fazem a história, mas não sabem que a fazem" assinala a existência de uma dupla alienação social?

Soluções para a tarefa

Respondido por JosiTripodi
209
Segundo Marx, a luta de classes aliena o operário, que desenvolve suas atribuições mecanicamente, negando ao sujeito seu processo de sujeito histórico, as suas contradições histórico materialistas a que se submetem , ou seja, as circunstâncias que o sujeito está inserido produz a dialética contraditória, o sujeito é inserido na dinâmica exploratória do sistema econômico social e não tem consciência deste processo, passando pela coisificação, negando sua existência enquanto sujeito histórico e social, impedido principalmente pela ideologia dominante e o modo de produção econômica de uma época. Portanto, fazem a história, mas não tem consciência do quanto participam dela, pois estão alienados.
Respondido por nataliawalesca
122
Há uma dupla alienação: Por um lado, os homens não se reconhecem como agentes e autores da vida social como suas instituições, mas, por outro lado ao mesmo tempo, julgam-se indivíduos plenamente livres, capazes de mudar a própria vida, quando e como quiserem, apesar das instituições sociais e históricas. No primeiro caso não percebem que instituem a sociedade. No segundo caso ignoram que a sociedade instituída determina seus pensamentos e ações. 
O fato de que as mudanças de uma sociedade ou as mudanças históricas se faça em condições determinadas levou Marx a afirmar que: "Os homens fazem a história, mas o fazem em condições determinadas", isso é, que foram escolhidas por ele. Por isso também, Marx disse " Os homens fazem a história, mas não sabem que a fazem". 
(Bom, essa questão estava presente no meu livro de filosofia. É o livro "Iniciação à filosofia por Marilena Chaui, Ensino Médio, eu tirei a resposta dele mesmo e creio que esteja correta. Espero ter ajudado)
Perguntas interessantes