Placas TectônicasObservando a figura, podemos afirmar queI.Alfred Wegener, meteorologista alemão, levantou a hipótese, no inicio do século XX, afirmando que, há 220 milhões de anos, os continentes formavam uma única massa denominada Pangeia, rodeada por um oceano chamado Pantalassa. Essa suposição foi rejeitada pela comunidade cientifica da época.II.A litosfera encontra-se em movimento, uma vez que é composta por placas tectônicas seccionadas que flutuam deslocando-se lentamente sobre a astenosfera.III.A cordilheira dos Andes é um dobramento recente. Datando do período Terciário da era Cenozoica, surge do intenso entrechoque das placas do Pacífico e Sul-Americana promovendo o fenômeno de obducção.IV.A Dorsal Atlântica estende-se desde as costas da Groenlândia até o sul da América do Sul. Os movimentos divergentes entre as placas Africana e Sul-Americana permitiram intensos derramamentos magmáticos originando rochas basálticas que foram incorporadas às bordas das referidas placas.Estão corretas.a)I e III, apenas.b)II e III, apenas.c)I, II e III, apenas.d)I, II e IV, apenas.e)I, II, III e IV.
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
22
Olá!
Placas tectônicas formam a camada sólida e externa do planeta Terra, chamada de litosfera. Na litosfera encontram-se os oceanos e os continentes. É composta por sete placas rochosas rígidas que se movimentam e se encaixam. São limitadas por zonas de convergência ou de divergência.
Analisando as afirmações, podemos concluir que:
I – está correta.
II – está correta.
III – está errada. A Cordilheira dos Andes não é um dobramento recente, pois ela é datada como da Era Cenozoica, período Terciário. Foi formada pela convergência entre as placas de Nazca e da América do Sul.
IV – está correta.
Sendo assim, a resposta correta é a alternativa d) I, II e IV, apenas.
Espero ter ajudado, bons estudos!
Perguntas interessantes
Ed. Física,
10 meses atrás
Sociologia,
10 meses atrás
ENEM,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Ed. Moral,
1 ano atrás