(Cesgranrio, 2010) Muitas manifestações das denominadas danças populares brasileiras têm sua origem na religiosidade dos povos africanos e indígenas, representadas intensamente por danças consagradas e perpetuadas ao longo do tempo. Porém, contingências históricas e políticas abafaram as possibilidades plenas de expressão e comunicação desses povos. Qual posicionamento é inadequado para que a Dança-Educação contribua para tal mudança?
Escolha uma:
a. Estudo e análise dos mitos, dos ritos, dos heróis e de personagens que compõem o fazer dessas danças colaboram para o reconhecimento da dança como fenômeno cultural.
b. Apresentação do papel das danças populares como resistência, manutenção e recriação de saberes fundamentais de diferentes grupos sociais.
c. Apresentação das danças e de todo o seu contexto como conhecimento para que a história brasileira seja recontada sob pontos de vista diferenciados.
d. Eliminação dos aspectos religiosos dos programas e currículos escolares, mesmo que estudados sob o ponto de vista cultural.
e. Associação da linguagem corporal das danças populares aos estudos de movimento dos programas de Dança-Educação.
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é: d. Eliminação dos aspectos religiosos dos programas e currículos escolares, mesmo que estudados sob o ponto de vista cultural.
Os aspectos religiosos não devem ser eliminados dos programas curriculares escolares, pois a educação deve ser laica e todos os ensinamentos dos povos antigos, bem como seus costumes, tradições, religiosidades, danças típicas, ensinamentos, entre outros, representam uma importante parte da história brasileira, sendo responsáveis por grande parte dos costumes atuais que ainda são preservados, por tanto, esses ensinamentos devem ser repassados devido a sua importância como uma manifestação do homem, sem preconceitos e julgamentos.
Espero ter ajudado!
Resposta: A alternativa correta é a ( D )
D. Eliminação dos aspectos religiosos dos programas e currículos escolares, mesmo que estudados sob o ponto de vista cultural.
Explicação: