Para responder a esta questão, atente-se às condições de pressão atmosférica de cada região.
A) Considerando uma mesma intensidade de chama de água à mesma temperatura inicial, em qual cidade, Rio de Janeiro ou Brasília, a água entrará em ebulição mais rapidamente? Justifique sua resposta.
B)Se nessas duas cidades forem usadas panelas de pressão para aquecer a água, o tempo para que a água pura entre em ebulição será diferente? Justifique sua resposta.
Soluções para a tarefa
A) O Rio de Janeiro está a 21 metros de altitude em relação ao nível do mar, já Brasilia está a 1121 metros de altitude, a pressão atmosférica no Rio de Janeiro é maior, logo, a água entrará em ebulição mais rapidamente no Rio de Janeiro.
B) Não, na panela de pressão, a pressão será a mesma, independente da pressão ambiental, nessas condições, a água aquecida no Rio de Janeiro e em Brasilia, não terá diferença no tempo de ebulição.
Espero ter ajudado!
a) A água entrará em ebulição mais rapidamente em Brasília. O Rio de Janeiro está no litoral, muito próximo ao nível do mar.
A água ferve a 100°C na pressão de 1 atm ou nível do mar.
Para a água ferver, a pressão de vapor deve se igualar à pressão atmosférica. Então, quanto menor a pressão atmosférica, mais rápido pressão de vapor se igualará e menor vai ser a temperatura de ebulição.
Como em Brasília a pressão atmosférica é menor, o tempo de ferver a água, nas condições propostas, também vai ser menor.
b) Sim. Vai demorar mais para a água entrará em ebulição. Na panela de pressão, a pressão é aumentada, então a temperatura de ebulição da água também aumenta, demorando mais tempo para ser atingida.
Leia mais em: https://brainly.com.br/tarefa/24786058