Para cumprir seu objetivo, o Estado precisa estar dotado de uma administração profissionalizada capazde operar na fronteira entre a técnica e a polífica. Nesse senfido, o gestor está desafiado a desenvolvera vocação para a vivência de práticas democráficas, como a representação e a participação social,fundamentais em seu cotidiano de atuação.O processo de tomada de decisão na gestão pública é complexo, por ser prateado em um cenário de relaçõesconflituosas entre o Estado e a sociedade e entre os mais diversos agentes políticos.Considerando esse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.I. A qualidade no processo de decisão polífica determina o desempenho da administração pública,e depende do comportamento de todos os participantes no cenário da decisão, no qual devempredominar, por parte do gestor público, responsabilidade fiscal e financeira dos recursos, e amplacomunicação dos atos administrativos à sociedade.PORQUEII. No processo de tomada de decisão, o gestor público deve avaliar as alternativas, sendo que muitasdessas envolvem acontecimentos futuros, dificeis de serem previstos. O tomador de decisão, na buscada eficácia e da efetividade, deve aprender a tomar decisões satisfatórias, sendo insuficiente apenasa perspectiva técnico-administrativa da gestão pública, considerando a questão da racionalidadelimitada e a necessidade de interação constante com a sociedade.A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.@ As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.@ As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.O asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.@ A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.O os asserções I e II são proposições falsas.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Respondido por
9
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
É fundamental que os agentes públicos que se encargam dos processos decisórios primem tanto pela eficácia na previsão de processos que envolvem a parte financeira e contábil, assim como o esclarecimento à sociedade.
A partir deste posicionamento, torna-se mais natural a existência de uma boa imagem ao meio social, resultando também na efetivação de decisões que se adequam às necessidades dos cidadãos.
Perguntas interessantes