Para calcular o ganho de peso (em Kg) recomendado na gestação, segundo o estado nutricional inicial (IMC), utilizamos um tabela com os parâmetros de recomendação de ganho de peso semanal no 1º, 2º e 3º trimestres e no peso (em Kg) no total da gestação. Os parâmetros considerados normais da tabela abaixo, ajuda o profissional médico ou enfermeiro a estimar, já na primeira consulta, quantos gramas a gestante deverá ganhar no primeiro trimestre, assim como o ganho por semana até o fim da gestação
Soluções para a tarefa
Podemos considerar que o cálculo do Índice de Massa Corpórea em uma gestante, deverá levar em consideração a relação entre o peso e a altura desta, podendo variar bastante entre as pessoas, diante de suas características.
Logo, a nutricionista, assim como a obstetra saberão identificar quanto deverá ser ganho por mês para que o bebê e a gestante estejam saudáveis.
Caracterizando o Índice de Massa Corpórea e a gestação
Diante do calculo do Índice de Massa Corpórea (IMC: peso×altura²),o mesmo utilizado para pessoas que não estejam gestantes, levará em consideração o peso em quilos e a altura da grávida em metros, determinando se o ganho de peso ou não está desproporcional as suas características na específica fase gestacional que ela se encontra.
Concluímos assim, que o IMC é uma ferramenta essencial para determinar o peso adequado de um indivíduo antes da gestação, durante e após, pois diante do seu resultado poderá ser estipulado estratégias nutricionais.
Normalmente, uma gestante ganha até o final da gestação em torno de 10 kg, vale destacar que esta é uma média e cada pessoas apresentará necessidades e características diferentes.
Entenda mais sobre IMC aqui:
brainly.com.br/tarefa/51751174
#SPJ4