Biologia, perguntado por silvacat8693, 5 meses atrás

o tecido epitelial pode ser classificado de várias formas, pode ser agrupado por exemplo de acordo com a sua função, de revestimento ou secreção. já o tecido epitelial que formam as glândulas do corpo pode ser classificado também de acordo com vários critérios, quanto ao número de células por exemplo, quanto ao tipo de secreção etc.

Soluções para a tarefa

Respondido por gleicianerspolese
0

Resposta:

Os epitélios que constituem as glândulas do corpo podem ser classificados de acordo com vários critérios. Glândulas unicelulares consistem em células glandulares isoladas, e glândulas multicelulares são compostas de agrupamentos de células. Em exemplo de glândula unicelular é a célula caliciforme, presente no revestimento do intestino delgado, ou do trato respiratório. O termo “glândula”, porém é normalmente mais usado para designar agregados maiores e mais complexos de células.

As glândulas são sempre formadas a partir de epitélios de revestimento cujas células proliferam e invadem o tecido conjuntivo subjacente, após sofrem diferenciação adicional durante a vida fetal. Existem dois tipos principais de glândulas:

Glândulas exócrinas: mantêm a sua conexão com o epitélio do qual se originaram, possuem ductos tubulares formados por células que transportam a secreção glandular para a superfície do corpo ou para o interior (lúmen) de um órgão cavitário. Ex: glândulas sudoríparas, salivares e intestinais.

Glândulas endócrinas: não possuem ductos, a sua conexão com o epitélio foi obliterada durante o desenvolvimento e sua secreção é liberada diretamente na corrente sangüínea e transportada para o seu local de ação, o seu “tecido alvo”. A secreção das glândulas endócrinas contém hormônios.

Explicação:

Perguntas interessantes