ENEM, perguntado por BarbaraFlor3290, 11 meses atrás

O que você ganha com a decisão de não fumarSe você é fumante e exatamente agora resolver parar de fumar, dentro de duas horas não haverá mais nicotina circulando em seu sangue. Depois de seis horas o batimento cardíaco retorna a um ritmo menor e a pressão começa a baixar. Após oito horas, o nível de oxigênio no sangue aumenta. Com vinte e quatro horas de ex-fumante, seus pulmões começam a fcar mais limpos e o excesso de monóxido de carbono vai sendo expulso de seu corpo. Com quarenta e duas horas, a respiração melhora, e você tem mais energia. Depois de quarenta e oito horas, os sentidos do olfato e paladar melhoram sua percepção. Uma semana marca o início do processo de expulsão, através da tosse, dos resíduos deixados em seus pulmões pelo cigarro, e os brônquios começam a se recuperar. Entre duas e três semanas, todo o sistema imunológico fca mais ativo. Com trinta dias, a pressão arterial fca normal, e, aos dois meses, seu sangue fui mais pelo corpo, e sua energia e capacidade física são ampliadas. Depois de um ano, o risco de ataque cardíaco é reduzido à metade do que você tinha quando fumava; com cinco anos, esse risco é igual ao das pessoas que nunca fumaram. E mais: tendo por base um maço de cigarros de preço médio, por dia, não fumar signifca uma economia anual equivalente a uma passagem aérea Rio/Buenos Aires/Rio (...). Após cinco anos, você poderá fazer um cruzeiro marítimo pelo Caribe. Extraído da Cartilha Não fumar – Decisão de Qualidade - CVRD - Companhia Vale do Rio Doce.Segundo o texto, pode-se inferir, pelos argumentos apresentados, que o objetivo dos seus autores é o de convencer o público fumante de que somente os fumantes correm riscos sérios de virem a ter um ataque cardíaco. os não fumantes nivelam-se aos ex-fumantes quanto ao risco de serem acometidos por um ataque cardíaco. aumentando o tempo de afastamento do fumo, o ex- -fumante diminui o risco de sofrer ataque cardíaco. não há relação de causa e efeito entre o tabagismo e o risco de se sofrer um ataque cardíaco. as vantagens econômicas alcançadas por um ex- -fumante podem superar as de ordem física.

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
1

Olá,

O texto deixa claro que mesmo dias após uma pessoa abandonar o tabagismo, seu corpo já começa a reproduzir efeitos positivos sobre a saúde do sujeito, sendo que quanto mais tempo passa, maiores são os resultados, desde o aumento da saúde como o aumento dos níveis de energia e aptidão física.

Após cinco anos, um ex-fumante possui uma saúde praticamente igual a uma pessoa que nunca fumou na vida, sendo que seu coração encontra-se muito mais saudável.

Por isso é correta a alternativa "O ex- -fumante diminui o risco de sofrer ataque cardíaco".

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes