(a) Cite sucintamente as principais diferenças entre as ligações iônica, covalente e metálica. (b) Diga o que é o princípio da exclusão de Pauli. Dê uma explicação para a razão pela qual os materiais ligados covalentemente são, em geral, menos densos do que aqueles ligados por meio de ligação iônica ou metálica.
Soluções para a tarefa
Ligação iônica: Ocorre quando uma partícula ''doa'' elétrons para a outra. A que perde elétron fica positiva (cátion) e a que ganha o elétron fica negativa (ânion). Como opostos se atraem, os íons acabam se unindo formando um composto iônico. Geralmente é o tipo de ligação formado entre metais e ametais.
Ligação covalente: Ao invés de uma partícula ganhar e outra perder elétrons, o que ocorre é o compartilhamento de elétrons. Cada átomo compartilha o mínino de 1 par de elétrons para que ambos atinjam a configuração eletrônica mais estável.
Ligação metálica: É o tipo de ligação que ocorre em metais, como o nome sugere. Os metais possuem energia de ionização baixa, portanto perdem elétrons com facilidade. Então todos os átomos de metal perdem elétrons, virando cátions, de forma que os elétrons ficar rodeando todos os cátions. Uma expressão comumento usada é: ''A ligação metálica são cátions de metal cercados por um mar de elétrons''.
Graças a esse mar de elétrons que o metal é um bom condutor de eletricidade e de calor; possui o brilho característico; é ductil e maleavél. E por isso a oxidação é tão ruim para os metais. Oxidar é perder elétrons, então qndo um metal é oxidado ele começa a perder seu ''mar'', então vai perdendo suas propriedades metálicas. Por isso que é importante conhecer as propriedades metálicas. O ferro, se oxida facilmente, porém o alumínio possui uma camada de óxido que o protege da oxidação. Tem mt coisa bem legal a respeito se quiser aprofundar e ver química (que na escola as vezes parece que não serve pra nada).
b) Ligação iônica e metálica dependem da atração eletrostática, que é inversamente proporcional a distância. Isso significa que: Para ter uma atração significativa, os cátions e ânions ( ou elétrons, no caso da ligação metálica) devem estar bem próximos para que tenha um sistema estável. A ligação covalente ocorre pq os elétrons compartilhados sentem atração dos dois nucleos ao mesmo tempo, que acaba agindo como uma ''cola''. Porém, ele necessita de uma distância ideal para que a ligação seja estável. Se os átomos ficarem próximos de mais ocorrerá repulsão entre os núcleos.
Nisso vemos que as ligações iônicas e metálicas estão mais compactadas. pensando que densidade é ''Massa/Volume'', a ligação covalente que ocupa um volume maior (por estar menos compactada), possui, em média, menor densidade.
A principal diferença está entre os participantes de cada tipo de ligação química.
As ligações químicas possuem princípios diferentes, observe nas questões respondidas:
a) As diferenças entre ligações iônicas, metálicas e covalentes:
- Ligações iônicas: Ocorre entre metais e ametais ou metal e hidrogênio.
- Ligações metálicas: Ocorre somente entre átomos do mesmo metal.
- Ligações covalentes: Ocorre entre átomos de ametais e hidrogênios.
b) Princípio de exclusão de Pauli e densidade das ligações:
- De acordo com este princípio, em um átomo só podem existir dois elétrons para cada orbital, com spins opostos, um para cima e outro para baixo.
- Sobre a densidade das ligações podemos afirmar que ligações metálicas e iônicas são normalmente mais fortes que as ligações covalentes devido a proximidade dos átomos.
Aprenda mais sobre ligações químicas:
https://brainly.com.br/tarefa/1595045
#SPJ2