O progresso econômico no Brasil da segunda metade do século XIX acarretou profundo desequilíbrio entre poder econômico e poder político. Na década de 1880, o sistema político concebido a partir de 1822 parecia pouco satisfatório aos setores novos. O Partido Republicano recrutou adeptos nesses grupos sociais insatisfeitos. (Adaptado de Emília Viotti da Costa, Da monarquia à república: momentos decisivos. São Paulo: Editorial Grijalbo, 1977, p. 15-16.) a) Dê duas características do sistema político brasileiro concebido em 1822. b) Quais as transformações ocorridas no Brasil da segunda metade do século XIX que levaram ao desequilíbrio entre poder econômico e poder político?
#UNICAMP
Soluções para a tarefa
Respondido por
21
A - Em 1822, na ocasião da Independência, o sistema político era fortemente centralizado, com um Imperador dotado de poderes amplos, capaz de dissolver o Parlamento e impor unilateralmente leis, e baseado no voto censitário, de modo que apenas poucas pessoas (os latifundiários) tinham direitos políticos no país.
Regionalmente, os latifundiários controlavam a política, tendo vastos poderes em seus respectivos estados.
B - O sucesso no cultivo do café, o aumento da importância do comércio internacional e o crescimento político da classe dos militares, que apoiavam os interesses da burguesia nacional, acabaram fazendo com que o poder político estabelecido (o Império) ficasse "nas mãos" dos poderes econômicos.
Perguntas interessantes
Biologia,
7 meses atrás
Português,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
História,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Administração,
1 ano atrás