No ano de 1808, entrou em vigor a proibição do tráfico negreiro, tanto nos Estados Unidos como no Império Britânico. No caso do Império Britânico, a proibição teria maior impacto em escala mundial. Enquanto isto, no Império Português, o porto do Rio de Janeiro continuaria a comprar escravos da zona congo-angolana em quantidade cada vez maior. (Adaptado de João Paulo Pimenta & Andréa Slemian, A corte e o mundo. Uma história do ano em que a família real portuguesa chegou ao Brasil. São Paulo: Alameda, 2008, p. 82-83.) a) Segundo o texto, quais as mudanças relativas ao tráfico negreiro ocorridas em 1808? b) Quais eram os interesses do Império Britânico na proibição do tráfico negreiro na primeira metade do século XIX?
#UNICAMP
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
A - Em 1808 houve a proibição do tráfico negreiro no Império Britânico e nos Estados Unidos, de modo que a maior potência econômica da época (a Inglaterra) e a maior potência econômica das Américas (os Estados Unidos) passaram a se opor a esta prática. No Brasil a situação permanecia a mesma.
B - O Império Britânico, além das preocupações de caráter humanístico, dependia, para seu sucesso econômico, da exportação de bens de consumo. Como os escravos não recebiam salário, não podiam também consumir, de modo que a existência da escravidão significava a limitação dos mercados consumidores para os produtos ingleses.
Perguntas interessantes
Biologia,
9 meses atrás
Português,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
História,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Administração,
1 ano atrás