No quadro das revoltas ocorridas em Minas Gerais na primeira metade do século XVIII – entre 1707 e 1736 –, verificamos, em algumas delas, elementos de marcante originalidade, por contestarem abertamente os direitos do Rei e envolverem participação ativa de segmentos procedentes dos estratos sociais inferiores. a) Segundo o texto, quais eram as características originais apresentadas por algumas revoltas ocorridas na primeira metade do século XVIII? b) Dê duas características da Inconfidência Mineira que a diferenciam das revoltas ocorridas na primeira metade do século XVIII.
#UNICAMP
Soluções para a tarefa
A - Eram originais na medida que eram anti-monarquistas e com participação das pessoas mais pobres, o que não era comum na história ocidental, já que os mais pobres eram ,em geral, excluídos da política e, no período, a possibilidade do fim da Monarquia era visto como algo distante.
B - Foi diferente na medida em que não foi protagonizada por pessoas das classes sociais mais baixas, seus conspiradores eram parte do clero, latifundiários e oficiais militares, e na medida que não chegou a sair do papel, sendo apenas um plano frustrado, e não uma rebelião aberta, como a de Filipe dos Santos.
Segundo o texto, a originalidade de algumas dessas revoltas estava em envolverem pessoas das camadas populares e em contestarem abertamente os direitos do rei. Esta segunda característica realmente não era comum naquela época: as revoltas contra o pagamento de impostos geralmente não punham em dúvida o direito do rei de cobrá-los, mas sim a maneira como era feita a cobrança.