O mito antigo é: I - um discurso fundamentado na reflexão, que busca se ordenar por princípios racionais. II - uma experiência incomum entre os homens e Deus. III - uma cosmogonia, ou seja, um relato do nascimento de algo real a partir de forças geradoras divinas. IV - uma explicação da origem do mundo, dos sentimentos, paixões e emoções, narrada pelo poeta – rapsodo. V - uma narrativa fabulosa sobre a origem do mundo ordenado, através da relação sexual, de alianças e lutas entre os seres sobrenaturais.
Soluções para a tarefa
Todas as sociedades humanas desenvolveram seus próprios mitos juntamente com as características culturais e a organização social próprias. Ao longo do tempo, os mitos de um povo serviam como referência de suas histórias e razões de ser no mundo, e continham também a esfera religiosa do povo.
A resposta correta é: III - uma cosmogonia, ou seja, um relato do nascimento de algo real a partir de forças geradoras divinas.
O que é o mito?
Os mitos são narrativas que contam sobre
- as origens de todas as coisas
- os valores da sociedade em questão
- como o mundo veio a ser o que é
Mito e sociedade
Para a sociedade moderna ocidental, os mitos estão muito presentes nas narrativas de gênero folclórico. Embora estejam também nas religiões, há uma tendência de separação entre o que é discurso religioso e o que é mito.
A não divisão entre o sistema religioso e a mitologia se deu principalmente nas
- sociedades antigas
- comunidades tradicionais
- povos pré-colonização
- comunidades isoladas
Nelas, os mitos serviam como base religiosa para a interpretação da realidade e organização dos rituais.
Entenda mais sobre mito e suas características em:
https://brainly.com.br/tarefa/4646847
#SPJ1