"O minimalismo se refere a uma tendência das artes visuais que ocorre no fim dos anos 1950 e início dos 1960 em Nova York, alçada a principal centro artístico com o expressionismo abstrato de Jackson Pollock (1912-1956) e Willem de Kooning (1904-1997). A efervescência cultural dos anos 1960 nos Estados Unidos pode ser aferida pelos diversos movimentos de contracultura e pela convivência de expressões artísticas díspares - da arte pop, celebrizada por Andy Warhol (1928-1987), às performances do Fluxus, cada qual exercitando um temperamento crítico particular. O minimalismo aparece nesse cenário com dicção própria, na contramão da exuberância romântica do expressionismo abstrato [. ]. " (MINIMALISMO. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2017. Disponível em:. Acesso em: 29 de Ago. 2017. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7). Cite ao menos dois artistas que representam o Minimalismo e explique sobre a divergência existente entre o Minimalismo e o Expressionismo abstrato
Soluções para a tarefa
Alguns dos principais artistas minimalistas são Frank Stella e Agnés Martin. Enquanto o minimalismo nega a influência europeia, da estética greco-romana, o expressionismo abstrato retoma essa estética e o uso das formas geométricas.
Minimalismo e expressionismo abstrato
O expressionismo abstrato foi desenvolvido principalmente por artistas de Nova York durante as décadas de 1940 e 1950. O movimento foi influenciado pelo movimento surrealista anterior, juntamente com outros tipos de movimentos de arte abstrata, e foi estilisticamente expressivo.
O surrealismo foi marcado por imagens irreais ou ilógicas que contrastavam fortemente com os estilos de arte anteriores; significados ou metáforas mais profundos eram frequentemente escondidos dentro das obras.
Diz-se que o expressionismo abstrato é distintamente americano porque muitas vezes retrata o individualismo, a liberdade artística e a expressão pessoal - seus artistas estavam intimamente ligados ao seu trabalho. Além disso, o estilo também foi influenciado pela Segunda Guerra Mundial, já que temas de trauma e guerra eram frequentemente retratados.
Em 1965, Richard Wollheim cunhou o nome Arte Minimalista, em seu ensaio “Minimal Art”, ao se referir à forma de arte baseada no uso de elementos básicos e essenciais das artes plásticas. Tendo surgido da Land Art, a arte mínima expressava o desprezo pela arte figurativa e utilizava o menor número possível de elementos e cores, o que criava um efeito de impessoalidade devido à utilização de materiais industriais.
Mais sobre minimalismo em:
https://brainly.com.br/tarefa/12120441
#SPJ4