A descoberta do nêutron, no ano de 1932, mudou totalmente os métodos utilizados para estudar as propriedades do núcleo atômico. [...] Nos anos 30, inúmeras descobertas revelaram aspectos inesperados em relação ao núcleo do átomo. Ao bombardear átomos de urânio com nêutrons, cientistas, como Otto Hahn e Lise Meitner, provaram que o núcleo desse átomo, formado por 92 prótons, é dividido em núcleos menores e descobriram ainda que o urânio pode fissionar (processo de fissão nuclear) o elemento bário e o elemento criptônio, cada qual com 56 e 36 prótons no núcleo respectivamente. Com essas descobertas, os cientistas perceberam que era possível criar uma reação em cadeia com capacidade para gerar grandes quantidades de energia e que, se ela ocorresse de forma descontrolada, em uma fração de segundos, a liberação de energia seria gigantesca [...]
A descoberta apresentada nesse texto desencadeou no surgimento
da arma nuclear.
da energia elétrica.
da radioatividade.
do plástico.
do potencial hidrogeniônico.
Soluções para a tarefa
Resposta:
da arma nuclear.
Explicação:
A descoberta descrita no texto consiste na fissão nuclear, ou seja, na quebra de núcleos atômicos. Portanto, desencadeou o surgimento da arma nuclear (letra A).
Fissão nuclear e armas nucleares
O processo de fissão nuclear consiste no bombardeamento de átomos de elementos pesados com nêutrons, o que resulta na quebra de núcleos atômicos e geração de grande quantidade de energia. Por meio desse princípio, surgiram as usinas nucleares e as armas nucleares ou bombas atômicas.
Nesse sentido, a quebra de núcleos de elementos pesados gera uma quantidade exuberante de energia, a qual pode ser utilizada para destruição ou para geração de energia elétrica, como ocorre nas usinas. Por outro lado, há o processo de fusão nuclear, o qual ocorre no Sol e gera ainda mais energia.
Outra questão sobre fissão nuclear:
https://brainly.com.br/tarefa/236264
#SPJ2