"O melhor momento para iniciar as medidas preventivas é antes da concepção, haja vista que, é nesse período que ocorrem os maiores riscos de má formação do feto, sendo importante, para isso, que o casal conheça suas condições físicas e busquem o acompanhamento médico. " LEONEL, Waléria Henrique dos Santos. Políticas e o processo de ensino/aprendizagem na Educação Inclusiva. Reimpressão, 2021. Maringá-Pr: UniCesumar, 2021. Com base nesta informação e em todo conhecimento adquirido nos materiais da disciplina, analise as assertivas considerando as ações preventivas: I. Conhecendo as causas e manifestações das deficiências é possível compreender que muitas delas podem ser evitadas. II. Realizar exames importantes, como hemograma, glicemia, tipagem sanguínea, urina, toxoplasmose, hepatite, fezes, reação sorológica para sífilis e HIV (AIDS) são ações preventivas. III. Atualmente estudos comprovam que casamentos consanguíneos não aumentam as possibilidades de uma criança nascer com deficiência. IV. Ingestão do ácido fólico na fase da pré-concepção e nos primeiros meses de gestação em que está ocorrendo a formação do embrião, uma vez que essa vitamina auxilia o fechamento do tubo neural do bebê, que pode provocar a mielomelingocele, resultando em deficiência intelectual grave. É correto o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
Tendo em vista os dados fornecidos no enunciado da questão e considerando os conceitos sobre malformação congênita, podemos concluir que a resposta correta é a alternativa 4, ou seja, as assertivas I, II e IV são verdadeiras.
Da malformação congênita
A malformação congênita, também chamada de anomalia congênita ou de doença congênita, é uma anomalia que pode afetar quase todas as áreas do corpo do bebê, desde o cérebro até os membros inferiores, e é passível de compromete a aparência e o funcionamento do corpo da criança. Elas podem ser fatais e também podem ser identificadas, prevenidas e até tratadas durante o período da gravidez.
Diversas podem ser as origens das malformações congênitas, desde genética, infecciosa, ambiental, até nutricional. Elas ocorrem no primeiro trimestre de gravidez, quando os órgãos do bebê ainda estão se formando.
Outrossim, como já exposto acima, algumas doenças congênitas podem ser prevenidas ou tratadas com a realização adequada do pré-natal. Podemos citar como exemplo a vacinação contra rubéola e a suplementação de ácido fólico e vitamina B-12.
Por fim, como sua pergunta está incompleta, é provável que o trecho abaixo seja o complemento do enunciado. Ressalto que a resposta acima foi dada com base nestas informações:
"Alternativas
Alternativa 1: I e III, apenas.
Alternativa 2: II e III, apenas.
Alternativa 3: II e IV, apenas.
Alternativa 4: I, II e IV, apenas
Alternativa 5: I, II, III e IV."
Saiba mais sobre malformação congênita em: brainly.com.br/tarefa/21867302
#SPJ4