Filosofia, perguntado por sarabeatzrodrigues, 3 meses atrás

O mercantilismo foi uma doutrina econômica preponderante na Europa dos séculos XVI a XVIII e teve um papel muito importante para o crescimento econômico daquele continente, assim como para a colonização do Brasil. Porém, como modelo econômico, começou a se esgotar no século XVIII, sofrendo ataques de uma nova elite comercial e dos primeiros defensores do liberalismo econômico.
Tendo isto em mente, descreva o contraste entre o papel do Estado no mercantilismo e no liberalismo econômico.

Soluções para a tarefa

Respondido por sarangbea
2

Resposta:

Por um lado, o Mercantilismo dependia de uma grande intervenção do Estado na economia, que adotava medidas protecionistas, para dificultar a entrada de produtos estrangeiros no país, garantindo assim balanças comerciais positivas, permitindo a acumulação de metais preciosos. O Estado também tinha participação direta na regulamentação da atividade econômica. Não havia total liberdade para os empreendedores, por causa das corporações de ofício.

No liberalismo, por outro lado, a ideia é um Estado mínimo, voltado apenas à defesa contra agressões externas, a proteção dos mais fracos contra os mais poderosos e a garantia do cumprimento dos contratos. Assim, deveria haver plena liberdade para os empreendedores, que poderiam identificar as oportunidades e buscarem seus próprios interesses. Da mesma forma, não poderia o Estado intervir no comércio exterior, impedindo a entrada de produtos estrangeiros. A concepção liberal da economia irá então adotar o conceito do “laisser-faire, laissez-passer” (“deixe fazer, deixe passar”).

Perguntas interessantes