História, perguntado por antonioregis9560, 1 ano atrás

O grupo que criou o atual Estado Islâmico foi formado no Iraque, em 2006, por iniciativa da Al-Qaeda. Seu principal líder, Abu Bakr al-Baghdadi, proclamou, em junho de 2014, um “califado” abrangendo cerca de 25% da Síria e 40% do Iraque. A maioria dos territórios controlados pelo Estado Islâmico, principalmente no Iraque, são desérticos. Para Romain Caillet, especialista em movimentos islâmicos, o grupo sobrevive essencialmente de autofinanciamento. Seus métodos são uma mistura de terror e prestação de serviços sociais para as populações que estão sob seu controle.
(Adaptado de diariodepernambuco.com.br, 21/08/2014).

O Estado Islâmico criado em regiões do Oriente Médio alterou as relações entre os governos locais e muitas nações ocidentais, gerando novas ameaças e conflitos, como se observa por meio do mapa e da reportagem.
Identifique uma característica da ação política do grupo que criou o Estado Islâmico. Em seguida, aponte um motivo para a oposição norte-americana à sua existência.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por sabrinasilveira78
22
A criação do Estado Islâmico está associado ao contexto de expansão e de divisão de movimentos islâmicos fundamentalistas, estando a Al-Qaeda entre eles.

O Estado Islâmico foi instalado em áreas politicamente fragilizadas ou conflagradas, dominando territórios na Síria e no Iraque, como demonstram o mapa e a reportagem acima.

Tem como característica, além de outros aspectos, a defesa do militarismo para expandir o fundamentalismo islâmico (prática relacionada ao Jihadismo).

Utilizam-se de ações extremistas e de terrorismo, como sequestros, saques, assassinatos, ataques com homem-bomba, e usam as redes sociais para a divulgação de seus propósitos, que inclui o ataque ostensivo ao Estado laico e também aos princípios de democracia ligados ao mundo ocidental e a supremacia norte-americana.

Tem-se, assim, a oposição do governo norte-americano à existência e expansão do Estado Islâmico, combatendo o grupo Al-Qaeda diretamente, bem como suas facções, dissidências e o fundamentalismo islâmico, diante da repercussão causada pelo ataque às Torres Gêmeas, no Onze de Setembro.

Essa luta contra o Estado Islâmico soma-se às alianças com o Estado de Israel nos conflitos entre os países árabes. Através desta oposição, o governo norte-americano pretende salvaguardar seus interesses na exploração e no comércio de petróleo no Oriente Médio, assim como manter sua posição de liderança internacional em defesa dos ideais liberais e democráticos e dos direitos humanos.
Respondido por silva08062007
1

 existência e expansão do Estado Islâmico, combatendo o grupo Al-Qaeda diretamente, bem como suas facções, dissidências e o fundamentalismo islâmico, diante da repercussão causada pelo ataque às Torres Gêmeas, no Onze de Setembro.

Perguntas interessantes