O grande campo da sociologia é formado por correntes teóricas e abordagens que se distinguem tanto na forma com que compreendem as causas dos fenômenos sociais como também os métodos de pesquisa utilizados. Essas abordagens articulam métodos quantitativos e qualitativos de pesquisa. Sobre as estratégias metodológicas da sociologia organizacional, podemos afirmar que:
I – As análises quantitativas aquelas que se baseiam em informações estatísticas a partir da coleta de dados que representam o universo organizacional.
II – As análises qualitativas são caracterizadas por estudos em profundidade fenômenos organizacionais a partir de casos específicos
III – Ambas abordagens metodológicas, quantitativas e qualitativas, são capazes de nos aproximar, sob diferentes níveis, dos fenômenos sociais de uma organização.
Quais das afirmações acima estão corretas?
a) I
b) I e II
c) II e III
d) I e III
e) I, II e III
Soluções para a tarefa
e) I, II e III.
As abordagens qualitativas e quantitativas representam, por meio de diferentes traços metodológicos, um universo de saberes que é capaz de produzir dados eficientes a respeito da amostra a ser trabalhada.
Diante disso, a maior parte das pesquisas assume o caráter quantitativo-qualitativo, a fim de possibiltar um maior englobamento da coleta de dados, favorecendo tanto o tratamento de dados empíricos, quanto subjetivos.
Resposta:
LETRA E
Explicação:
As abordagens quantitativas se baseiam em critérios estatísticos para analisar as causas dos fenômenos organizacionais. Já nas abordagens qualitativas são analisados em profundidade os fenômenos sociais em sua especificidade a partir de poucos casos. A sociologia pode se servir de uma, outra ou ambas estratégias para gerar conhecimento sobre as relações sociais nas organizações. Aula 1; Tema 1.