O corpo é um material auto-referente: só remete a simesmo, não é a expressão de uma idéia ou de uma psicologia.Substitui-se o dualismo da idéia e da expressão pelo monismo daprodução corporal. Os gestos são — ou ao menos se dão como —criadores e originais. Os exercícios do ator consistem em produziremoções a partir do domínio e do manejo do corpo.(PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. São Paulo: Perspectiva, 1999. p. 75, com adaptações.)A esta concepção de corpo pode-se vincular procedimentos econceitos elaborados por Artaud, Meyerhold, Brecht e Barba. Osconceitos ou procedimentos que, respectivamente, correspondema esses autores sãoA atletismo afetivo, gesto psicológico, ação falada e gestus.B ações físicas, ideogramas, técnica negativa e biomecânica.C ação falada, posições-pose, corpo sem órgãos e dilataçãocorpórea.D corpo sem órgãos, biomecânica, gestus e dilatação corpórea.E dilatação corpórea, gesto psicológico, gestus e posições-pose.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
A alternativa D) é a correta.
Artaud tinha o conceito de corpo sem órgãos, que leva em conta a flexibilidade do corpo, ignorando os demais fatores biológicos.
Meyerhold tinha a biomecânica do corpo como instrumentos artístico, e era onde ele focava, tendo em mente as influência da mecânica e da física no corpo humano.
Brecht tinha a teoria dos gestus, onde a postura humana tinha a capacidade de expressar ideias e sentimentos, era baseado nos sinais não verbais do corpo.
Barba tinha a dilatação corpórea era uma conceito que se relacionava com o posicionamento do corpo e com o controle de energia circulante.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
ENEM,
10 meses atrás
ENEM,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás