No Brasil, vários grupos e companhias teatrais têm procuradoespaços ditos não-convencionais para a realização de suasencenações. Nessa tendência, destaca-se, sobretudo, a produçãodo grupo paulista Teatro da Vertigem, que já encenou espetáculosem edifícios não-teatrais como igreja, hospital, penitenciária e,mais recentemente, no rio Tietê. Outros grupos brasileirostambém enfatizam, com suas investigações de linguagem, essasaída do edifício teatral convencional para espaçosnão-convencionais. Essa tendência, tão em voga atualmente noteatro brasileiro, deve-seI ao interesse da direção do espetáculo em associar o temaencenado a um espaço verdadeiramente real, gerando umatrito entre ficção e realidade.II à necessidade de se encontrar novas formas de apresentar oespetáculo à platéia, rompendo com a noção de frontalidadeda cena italiana.III à necessidade do grupo ou da companhia de alcançar maiorvisibilidade nas suas cidades e, conseqüentemente, maiorrepercussão junto à mídia nacional.IV à vontade de preservar e valorizar o patrimônio histórico,artístico e arquitetônico local e nacional que, dessa forma,será menos desprezado pelas autoridades públicas.V à possibilidade de a ação dramática ser potencializada portranscorrer no lugar exato onde verdadeiramente uma açãoreal já aconteceu como fato histórico local, regional ounacional.Estão certos apenas os itensA I, II e V.B I, III e IV.C I, IV e V.D II, III e IV.E II, III e V.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Dirigir um espetáculo, seja ele teatral, de dança ou música, exige o comprometimento com a experiência sensorial de quem irá assistir. Assim, associar o tema encenado em um espaço real gera a noção de realidade.
Nem sempre existe a necessidade de se alcançar maior visibilidade à nível nacional, ou de valorizar o patrimônio histórico, apenas passar uma mensagem artística.
A alternativa correta é a A – Os itens I, II e V estão corretos.
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
ENEM,
10 meses atrás
ENEM,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás