ENEM, perguntado por mirelamairla8501, 10 meses atrás

A configuração do espaço teatral frontal, denominado hojegenericamente de palco italiano, conforme ilustra a figura acima,foi objeto de uma evolução lenta, permanente e bastantecomplexa, desde o anfiteatro grego até a construção dos edifíciosteatrais renascentistas. Para essa configuração espacial,convergiram inúmeros fatores, tais como: a redescoberta daperspectiva linear no Renascimento; a apropriação pelosarquitetos e cenógrafos maquinistas teatrais da tecnologiaempregada nas grandes navegações e, sobretudo, oaprimoramento de uma técnica dramatúrgica, entre outros.Porém, a partir da década de 60 do século passado, sobretudo naEuropa, muitos diretores e cenógrafos buscaram romper com ochamado palco italiano, questionando-o radicalmente.Considerando essa radical e inovadora atitude, os diretores ecenógrafos buscavam romper principalmente com um elementodo palco italiano. Qual é esse elemento?A O cromatismo dos telões, que retratava a tridimensionalidadeda cena.B A cenografia de cunho minimalista, resgatando aspectos doteatro medieval.C A técnica dramatúrgica, herdeira do teatro clássico francês.D A moldura da cena, buscando novas relações entre palco eplatéia.E A iluminação frontal, experimentando novas fontes de luzsobre a decoração.

#ENADE

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por Danas
6

A alternativa D) é a correta.

O palco italiano tem muitos elementos, como a moldura da cena, que foi rompida com o passar do tempo no processo de mudança do estilo "emoldurado"  que o teatro tinha, para um modelo onde as relações entre os artista do palco e a plateia se estreitaram.

Com o passar do tempo os artistas passaram a se aproximar ainda mais da plateia, chegando até mesmo a fazer contato e a estimular o jogo de teatro com a plateia, que poderia atuar também para tornar a experiência ainda melhor.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes