O Concílio de Trento,reunido entre 1545 e 1563, decidiu o futuro da Igreja Católica. Escreva um texto-síntese sobre esses encontros católico destacando os objetivos pelos quais ele foi convocado e os seus principais resultados. Ao final, responda,considerando a Igreja Católica de hoje, se o Concílio de Trento apontou para o futuro de mudanças na doutrina católica ou se insistiu na continuidade.
Soluções para a tarefa
Pontos importantes foram a reativação da santa inquisição e a proibição da venda de indulgências. Podemos dizer que teve exito uma vez que atualmente existem cerca de 1 bilhão de católicos no mundo,
Resposta:
Primeiramente é preciso destacar que o principal valor a ser defendido pelos católicos era o primado da encarnação do Filho de Deus. Para os protestantes, o relacionamento com o divino deveria ser direto, sem intermediações.
Já para os católicos, uma vez que Deus encarnou, esse relacionamento precisava passar, necessariamente, pela carne, pelos sentidos e só então pela defesa dos sacramentos e dos santos como mediadores entre Deus e os homens, da obediência a uma hierarquia centralizada no papa, etc.
Sendo assim, a arte religiosa barroca surgiu "como meio de representar o domínio divino e de criar uma experiência do divino, a fim de favorecer o relacionamento do homem com esse divino, possibilitando a sua salvação”.
Há a expressão de poder e autoridade papal nas artes da época barroca. Essas obras eram monumentais, exuberantes, com sensação de dinamismos, cheio de curvas, com efeitos de claridade e escuridão, de modo a apresentar uma arte mais realista e original. Ao mesmo tempo, visava atrair a atenção dos cidadãos. A arte era entendida como mediadora entre o humano e o divino.
Explicação: