Nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, a ação pedagógica deve ter como foco a alfabetização, a fim de garantir amplas oportunidades para que os alunos se apropriem do sistema de escrita alfabética de modo articulado ao desenvolvimento de outras habilidades de leitura e de escrita e ao seu envolvimento em práticas diversificadas de letramentos. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017. O texto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), citado acima, estabelece a alfabetização como foco dos dois primeiros anos do Ensino Fundamental. Isso significa que:
Alfabetizar, nos anos iniciais, é uma tarefa que une alfabetização e letramento, como processos complementares e de pouca complexidade. Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, é importante levar a criança à compreensão da mecânica da escrita e da leitura da língua, de modo que perceba a relação clara e simples que existe entre fonemas e grafemas. É nos anos iniciais do Ensino Fundamental que a criança deverá ser alfabetizada, excluindo-se da responsabilidade sobre esse processo a etapa educativa anterior, ou seja, a Educação Infantil. Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a criança deve ser capaz de reconhecer o alfabeto da Língua Portuguesa do Brasil, no formato de escrita em letra de imprensa, de preferência em letras caixa alta, pois as demais formas serão tratadas nos anos posteriores. Durante os dois primeiros anos do Ensino Fundamental, as práticas devem oportunizar à criança o conhecimento do sistema alfabético da língua, sua forma escrita e seu uso social, de modo que se apropriem desse sistema e possam codificar e decodificar fonemas e grafemas e entender sua utilidade na vida cotidiana
Soluções para a tarefa
O enunciado nos mostra a importância e como é fundamental os dois primeiros anos do ensino fundamental de uma criança. Por isso, a partir desta informação podemos dizer que a alternativa que explica o porquê do foco nos dois primeiros anos seria:
Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, é importante levar a criança à compreensão da mecânica da escrita e da leitura da língua, de modo que perceba a relação clara e simples que existe entre fonemas e grafemas.
BNCC o que é?
A BNCC estipula que todas as habilidades e conteúdos ensinados pelas escolas devem ser os mesmos, não importa onde os alunos morem ou estudem. Os idealizadores do projeto ressaltam que a BNCC não deve ser vista como um programa, mas sim como uma série de diretrizes que podem orientar o corpo docente das escolas no sentido de desenvolver programas locais.
O objetivo da BNCC é garantir que todos os alunos tenham acesso ao mesmo conhecimento. Com isso, espera-se reduzir significativamente a desigualdade educacional no país, melhorar a qualidade do aprendizado e melhorar a qualidade do que é ensinado em sala de aula.
Saiba mais sobre Formas de aprendizagem em: https://brainly.com.br/tarefa/37003072
#SPJ4