No senso comum, acredita-se que argumentar é simplesmente emitir uma opinião. No entanto, não é bem assim. Campbell, Huxman e Burkholder (2015) lembram que todo argumento deve ser desenvolvido a partir de evidências para que não possa ser questionado ou invalidado. Considerando esta questão, analise o excerto a seguir:
“Severamente superlotadas e empesteadas pela violência”. É assim que a Human Rights Watch (HRW), em seu último relatório mundial, caracteriza as unidades prisionais brasileiras. Trata-se, mais uma vez, de um destaque negativo para o sistema penitenciário do País entre as organizações internacionais de defesa de direitos humanos. [...]
Apesar disso, ainda é comum o discurso de que a cadeia é a única solução para os problemas de segurança. A difusão da cultura do medo e do ódio, que encontra grande espaço em veículos de comunicação e redes sociais, não contribui na busca por soluções inteligentes e efetivas, visto que a complexidade do problema não cabe no discurso fácil dos programas sensacionalistas.
Entre 1990 e 2014, o número de detentos no país passou de 90 mil para mais de 600 mil. Se cadeia fosse sinônimo de segurança, com um crescimento do encarceramento de 575%, era de se esperar que a sociedade se sentisse mais segura hoje do que há 25 anos, correto? Parece que a realidade nos indica que não.
(DE VITTO, R. Novos caminhos para a velha questão penitenciária brasileira. Carta capital, 4 fev. 2016, Sociedade. Disponível em: . Acesso em: 9 fev. 2016.)
Assinale a alternativa que faz uma análise correta deste excerto:
Escolha uma:
a. O texto argumenta que o aumento do encarceramento não foi capaz de reduzir a violência e, para isso, constrói uma evidência a partir de uma analogia entre a violência atual e a violência de 25 anos atrás.
b. O texto argumenta que o encarceramento não contribui para a redução da violência, mas sim para o aumento dela, o que é feito a partir de uma evidência estatística: o encarceramento no Brasil aumentou 575% nos últimos 25 anos, e a violência não diminuiu.
c. Para desenvolver seu argumento de que o aumento do encarceramento contribui para a redução da violência, o texto apresenta evidências históricas.
d. Para desenvolver seu argumento de que o aumento do encarceramento é a única solução para o problema da violência, o texto apresenta uma declaração de uma importante organização mundial de defesa dos direitos humanos, utilizando, portanto, uma evidência de autoridade.
e. O texto argumenta que o sistema carcerário brasileiro é a única solução para o problema da violência, o que é demonstrado pelo dado que mostra a alta porcentagem de aumento do encarceramento.
Próximo
Soluções para a tarefa
Respondido por
71
letra B: O texto argumenta que o encarceramento não contribuiu para a redução da violência, mas sim para o aumento dela, o que é feito de uma evidência estatística: o encarceramento no Brasil aumentou em 575% nos últimos 25 anos, e a violência não diminuiu.
Andy2016:
correto
Respondido por
14
B. O texto argumenta que o encarceramento não contribui para a redução da violência, mas sim para o aumento dela, o que é feito a partir de uma evidência estatística: o encarceramento no Brasil aumentou 575% nos últimos 25 anos, e a violência não diminuiu.
Perguntas interessantes