História, perguntado por GeisianneRocha, 7 meses atrás

No Brasil, o processo de industrialização se desenvolveu na segunda metade do século XIX quando os primeiros grandes empreendimentos industriais se instalaram no país, sendo muitos deles estrangeiros. E, mesmo em meio a muitas tensões políticas e instabilidades foi estabelecida a economia moderna brasileira com a expansão das indústrias em vários setores. Nos anos 1930 e a superexploração da mão de obra barata já vinha se deparando com amplos movimentos de resistências, o que levou o Governo Vargas a adotar ações estratégicas. Quais foram essas ações?


A. Devido à necessidade de garantir a permanência do capital estrangeiro e continuar impulsionando o desenvolvimento industrial no país, o Governo Vargas adotou medidas fundamentais, em resposta as reivindicações dos trabalhadores. Assim que assumiu o governo, em 1930, promulgou nova Constituição Federal e instalou o Ministério do Trabalho, assegurando a conquista dos trabalhadores à jornada de 8 horas, salário mínimo, férias remuneradas, proteção ao trabalho feminino, proibição do trabalho infantil, a carteira de trabalho e filiação sindical.


B. Com e efervescência das reivindicações dos trabalhadores e a necessidade de manter o capital estrangeiro no país, em 1930 foi criado o Ministério do Trabalho, em 1934 com a nova Constituição Federal foi estabelecido o salário mínimo, à carteira de trabalho, à filiação sindical, a férias remuneradas, proteção ao trabalho feminino e ao infantil e jornada de trabalho de 8 horas.


C. Com a crescente mobilização dos movimentos trabalhistas organizados ocorreram intensas negociações entre os detentores do capital, Estado e trabalhadores, sendo alcançados direitos trabalhistas há muito tempo reivindicados. Em 1930 foi instituído Ministério Público do trabalho, os sindicatos, além do salário mínimo, férias remuneradas e jornada de 8 horas diárias. A mulher passou a ter igualdade salarial em relação aos homens e o trabalho infantil foi protegido.


D. Diante da dependência da economia brasileira em relação ao capital estrangeiro que investia em diversos setores da indústria, o novo governo sabia da necessidade de apaziguar os trabalhadores. Assim, quando Vargas assumiu o poder em 1930 instalou o Ministério do Trabalho e a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), assegurando a conquista dos trabalhadores à jornada de 8 horas, salário mínimo, férias remuneradas, proteção ao trabalho feminino, proibição do trabalho infantil, a carteira de trabalho e filiação sindical.


E. Com o aumento significativo da população urbana e a ampliação do investimento do capital nacional na indústria, Getúlio Vargas assume o governo em 1930. Ao assumir o poder adota ações estratégicas para a garantia dos direitos do trabalhador e o fortalecimento da economia. É promulgada a nova Constituição Federal de 1931 e instalado o Ministério Público do Trabalho. A partir dessas políticas foram ampliados direitos e aprovado o salário mínimo, a jornada de 8 horas semanais, as férias remuneradas, a Consolidação das Leis Trabalhistas a filiação sindical e a proteção ao trabalho feminino e infantil.

Soluções para a tarefa

Respondido por juliahleite
33

Resposta: B

Com e efervescência das reivindicações dos trabalhadores e a necessidade de manter o capital estrangeiro no país, em 1930 foi criado o Ministério do Trabalho, em 1934 com a nova Constituição Federal foi estabelecido o salário mínimo, à carteira de trabalho, à filiação sindical, a férias remuneradas, proteção ao trabalho feminino e ao infantil e jornada de trabalho de 8 horas.

Explicação:

O Ministério do Trabalho foi criado em 1930 e, em 1934, com a Constituição, se estabeleceu ao trabalhador o direito ao salário mínimo, à carteira de trabalho, à filiação sindical e a férias remuneradas. Também foi garantida a proteção ao trabalho feminino e infantil, bem como a jornada de 8 horas de trabalho aos empregados. Entre os anos de 1940 e 1953, houve aumento da população urbana e duplicação do contingente da classe operária. Em 1941, foi aprovada a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e toda a legislação moderna edificada a partir da Era Vargas. O Governo Vargas tratou essa série de medidas como concessão de direitos e não como conquistas, não havendo negociações e diálogo com a classe trabalhadora de modo a reconhecer o longo processo de mobilizações e lutas. A Igualdade de salários e condições de trabalho entre homens e mulheres até os dias atuais é algo a ser conquistado, mesmo que já tenhamos avançado em alguns aspectos. O trabalho infantil foi protegido, assim como o feminino, mas não houve, naquele momento, a proibição como temos hoje.

Respondido por anacarladierings1
10

Resposta:

B

Explicação:

Perguntas interessantes