"Nenhum homem recebeu da natureza o direito de comandar os outros. A liberdade é um presente do céu e cada indivíduo da mesma espécie tem o direito de gozar dela logo que goze da razão. Toda outra autoridade (que não a paterna) vem duma outra origem, que não é a da natureza. Examinando-a bem, sempre se fará remontar a uma destas duas fontes: ou a força e a violência daquele que dela se apoderou; ou o consentimento daqueles que lhe são submetidos, por um contrato celebrado ou suposto entre eles e aquele a quem deferiram a autoridade. O poder que se adquire pela violência não é mais que uma usurpação e não dura senão pelo tempo por que a força daquele que comanda prevalece sobre a daqueles que obedecem."
DIDEROT, Denis. Jean Le Rond d'Alambert. Verbetes políticos da enciclopédia. Traduação de Maria das Graças Souza. São Paulo: Editora Unesp, 2006, p. 36-37. Adaptado.
No trecho da Enciclopédia escrito por Diderot e D'Alambert, nota-se uma crítica dirigida a uma estrutura do Antigo Regime europeu, que era caracterizado pelo(a)
A
liberdade social.
B
liberalismo político.
C
socialismo mercantil.
D
sociedade igualitária.
E
absolutismo monárquico.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
E, absolutismo monarquico
Explicação:
O Antigo Regime refere-se originalmente ao sistema social e político aristocrático que foi estabelecido na França. Trata-se principalmente de um regime centralizado e absolutista, em que o poder era concentrado nas mãos do rei.
Perguntas interessantes
História,
6 meses atrás
Contabilidade,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Direito,
8 meses atrás
ENEM,
8 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
Ed. Física,
1 ano atrás