História, perguntado por ueinerson6704, 4 meses atrás

"Não será exagero atribuir, historicamente, a nossa conduta de incompreensão e passividade ao provincialismo que a Constituição de 1891 estabeleceu e ao reclamo dos países industriais interessados em manter-nos na situação de simples fornecedores de matérias-primas e consumidores de produtos manufaturados. Aquela expressão ‘país essencialmente agrícola’, de uso corrente para caracterizar a economia brasileira mostra, em boa parte, a responsabilidade do nosso atraso" (Getúlio Vargas, 1944). Em qual teoria essa crítica de Getúlio Vargas foi baseada?

Soluções para a tarefa

Respondido por lucasnmattos
0

Sobre a teoria defendida por Getúlio Vargas no trecho apresentado, está correta a alternativa: b) Desenvolvimentismo

O desenvolvimentismo e o governo Getúlio Vargas

O Governo de Getúlio Vargas é conhecido como o grande impulsionador da Industrialização no Brasil. O discurso adotado pelo governo para promover a industrialização unia a necessidade de crescimento econômico a uma ideia de que os países sem indústria e dependentes da exportação de matérias-primas são atrasados e pouco desenvolvidos.

Logo, a indústria traria consigo o desenvolvimento, que significa a formação da classe proletária e dos extratos médios, além da conformação da urbanidade, características comuns aos países ricos.

Acreditamos que as opções sejam as seguintes:

a) Keynesianismo

b) Desenvolvimentismo

c) Liberalismo clássico

d) Neoliberalismo econômico

e) Neoliberalismo político​

Para saber mais sobre desenvolvimentismo, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/33218037

#SPJ4

Perguntas interessantes