Geografia, perguntado por IsadoraRibeiro4674, 1 ano atrás

Não estou interessado em faiar por falar. Eu acredito que podemos colocar as relações Estados Unidos-Cuba em uma nova direção. Os Estados Unidos querem um novo começo com Cuba. PEIXOTO, Fabrício. Obama diz que EUA querem “novo começo com Cuba”. BBC, Brasília, 17 abr, 2009. Disponível em: . Acesso em: mar. 2015. Nesse trecho, o presidente Barack Obama faz referência ao “afrou¬xamento” de uma antiga rivalidade entre Estados Unidos e Cuba, construída no marco histórico da Guerra Fria. Sobre esse assunto, não se pode afirmar que a) o contexto da bipolaridade, no qual se confrontavam Estados Uni¬dos e União Soviética, não se estendeu aos demais países do globo, ficando restrito aos territórios nacionais dessas duas potências. b) o movimento guerrilheiro liderado por Fidel Castro e Ernesto Che Guevara foi responsável pela tomada do poder em Cuba em 1959, onde instalou um governo de caráter socialista. c) devido a interesses estratégicos e ao receio de que o castrismo pudesse favorecer outros focos revolucionários no continente americano, os Estados Unidos iniciaram, em 1962, o bloqueio econômico a Cuba e incentivaram a expulsão desse país da Organização dos Estados Americanos (OEA). d) a dissolução da União Soviética, em 1991, e o endurecimento do embargo comercial a Cuba pelo Congresso norte-americano, em 1992, intensificaram a crise na ilha e seu isolamento em relação aos países capitalistas. Quando a colonização prossegue e se intensifica na Cisjordânia, e o "processo de paz" se resume em uma frase nas notas da "comunida¬de internacional," o Hamas ganha a eleição em janeiro de 2006. Será real mente algo espantoso? Por terem "votado errado", os palestinos são punidos, principalmente pela União Europeia. Com aval da França, ela priva a Autoridade Palestina de ajudas diretas, contribuindo um pouco mais para o agravamento das condições materiais das populações e a perda da coesão das instituições palestinas. GRESH, Alain. Carta branca aos incendiários. Disponível em: . Acesso em: mar. 2015. O texto anterior, do editor do jornal francês Le Monde Diplomatique, analisa a situação do conflito Israel-Palestina logo após a vitória de um dos grupos radicais islâmicos em uma região sob controle palestino, o que dificultou as relações entre os dois lados envolvidos no conflito. Mas Alain Gresh cita, ainda, outro elemento central que contribui para a perpetuação do conflito. Esse elemento é a) a perda da coesão das instituições palestinas. b) a atuação concreta da comunidade internacional na busca da paz. c) o contínuo processo de colonização dos territórios palestinos pelos israelenses. d) o fim da ocupação de terras palestinas pelos israelenses. e) a fraqueza da Autoridade Palestina.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
1
Olá, tudo bem?

Na primeira pergunta é correta a alternativa A, pois a Guerra Fria foi uma disputa geopolítica global, onde todos os países do globo, ou a grande maioria deles, ficou implicada de alguma forma, sendo  que todos os confrontos militares ocorridos nesta época se deram fora  do território nacional das duas potências.

Para responder a segunda pergunta precisamos analisar com cuidado o trecho apresentado. Nele há uma crítica à ação concreta dos mecanismos internacionais, que apenas falam de paz na Palestina mas não agem para concretizá-la. Sendo assim, é correta a alternativa B.
Perguntas interessantes