Na Era da Catástrofe (1914-1945), com a Grande Depressão desencadeada pela crise de 1929, tornava-se cada vez mais claro que a paz, a estabilidade social, a economia, as instituições políticas e os valores intelectuais da sociedade liberal burguesa entraram em decadência ou colapsoA partir do excerto acima e dos conhecimentos sobre o período histórico que vai de 1914 a 1945, é correto afirmar: a) A crise de 1929 e as guerras mundiais levaram ao colapso do liberalismo político e econômico na Europa e, ao mesmo tempo, à expansão das democracias liberais em países africanos e do Oriente Médio. b) As soluções para a crise de 1929 centraram-se em um aprofundamento das políticas liberais do New Deal, que promoviam responsabilidade fiscal e diminuição do papel do Estado como motor de desenvolvimento. c) São marcos da crise do liberalismo na Europa: o colapso das principais democracias, a ascensão de governos totalitários e autoritários e a descrença no livre-mercado após a crise de 1929. d) Verificou-se nesse período o colapso das democracias liberais, com a ascensão do totalitarismo na Europa, e o aumento das liberdades econômicas, com a diminuição do papel do Estado como solução para a crise de 1929.
#UNICAMP
Soluções para a tarefa
É correta a alternativa C, já que houve o colapso democrático na Itália e na Alemanha (que passaram a ser governados por líderes fascistas) e a aproximação de alguns países, em especial depois da Segunda Guerra Mundial, no Leste Europeu com o modelo socialista.
A "crise do liberalismo" foi, então, um momento em que os próprios valores políticos e culturais europeus que guiaram o desenvolvimento durante a Revolução Industrial e durante o Imperialismo, foram postos em dúvida, tendo sido o período marcado por profundas disputas políticas no continente.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/226150
A alternativa que melhor responde a questão é:
c) São marcos da crise do liberalismo na Europa: o colapso das principais democracias, a ascensão de governos totalitários e autoritários e a descrença no livre-mercado após a crise de 1929.
Após a crise econômica mundial gerada pela quebra da bolsa de valores de Nova Iorque em 1929, várias democracias no continente europeu entram em declínio devido a sua incapacidade de recuperar a curto prazo suas economias e atender a um bem estar social mínimo.
Nesse sentido, observa-se a ascensão de ideologias totalitárias como o nazismo e o fascismo na Alemanha e Itália respectivamente.
Ambos os governos repudiam o livre mercado e defendem o fortalecimento do Estado e o desenvolvimento de uma economia protecionista.
Para aprender mais acesse em:
https://brainly.com.br/tarefa/785473