História, perguntado por Jamillyluccas9233, 1 ano atrás

Em 1516, Thomas Morus criou a ideia de utopia, ao descrever uma ilha imaginária. Surgia um gênero literário, associado à história, à filosofia e à política. A lógica dessa ideia levou à construção de critérios universalmente válidos para cada atividade, com normas e códigos. Surgiram assim os tratados sobre o perfeito cortesão, sobre o perfeito homem do mundo, sobre a cidade perfeitaConsiderando o texto acima e seus conhecimentos, assinale a alternativa correta. a) A obra de Morus, escrita na Inglaterra, baseou-se na experiência de soberanos da Itália e da Alemanha que construíram novas cidades no século XV, planejadas geometricamente. b) Grão-chanceler da Inglaterra, Morus exerceu uma ação humanista em um mundo renascentista de crises e instabilidades contínuas. Neste contexto publicou sua obra Utopia. c) A partir do princípio filosófico da utopia, foram escritos vários tratados renascentistas. O Príncipe, de Maquiavel, ilustra a melhor versão do cortesão atuante no mundo utópico. d) A ilha da Utopia, perfeitamente racionalizada, marcou o urbanismo renascentista na Europa e no Novo Mundo. O esgotamento dessa ideia de utopia ocorreu com a ideia de distopia, no século XX.

#UNICAMP

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
15

É correta a alternativa B, tendo sido Morus representante de um movimento cultural que era crítico das bases políticas da sociedade em que vivia, tendo sido por isto acusado de ser anti-monarquista e posteriormente executado por suas ideias e escritos.

"Utopia", a sua obra mais conhecida, descreve um lugar onde os problemas que ele via em sua própria sociedade (a hereditariedade do poder, a concentração econômica nas mãos de pequenos grupos e a desigualdade jurídica) houvessem sido abolidos.

Perguntas interessantes