A partir das fontes visuais reproduzidas e de seus conhecimentos, assinale a alternativa correta. a) A única monarquia americana precisou afirmar a figura do governante e sua memória política, recorrendo à imagética da autoridade real francesa do Antigo Regime. Este mecanismo foi enaltecido pela imprensa do liberalismo constitucional. b) Debret usou o quadro de Rigaud como referência visual e preparou retratos em seu estúdio no Rio de Janeiro. Isto era importante, pois a autoridade monárquica joanina assentou-se na liturgia política e no pouco uso da violência. c) O retrato de D. João não foi pintado para ser exposto, embora existisse no Rio de Janeiro da época um circuito expositivo de salões de belas artes, pinacotecas, museus, onde pudesse ser visto. Tais espaços foram renomeados na República. d) O projeto de europeização da corte do Rio de Janeiro e a necessidade de afirmar a autoridade de D. João VI levaram a uma política de fomento à imagética do poder baseada, aqui, na da monarquia francesa.
#UNICAMP
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
23
É correta a alternativa D, o que é irônico já que o estabelecimento da Corte Portuguesa no Brasil se deu justamente por causa do conflito entre portugueses e franceses (embora não entre monarquias, já que a França, na época, havia passado pela Revolução).
O fortalecimento da imagem de Dom João VI, em especial no Brasil e por se encontrar no país como que em exílio, era uma forma de garantir alguma instabilidade, mesmo que fosse apenas simbólica, para o Império Português, que vivia uma crise profunda época.
Respondido por
0
Resposta:
D
Explicação:
O projeto de europeização da corte do Rio de Janeiro e a necessidade de afirmar a autoridade de D. João VI levaram a uma política de fomento à imagética do poder baseada, aqui, na da monarquia francesa
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
História,
8 meses atrás
História,
11 meses atrás
História,
11 meses atrás
Ed. Física,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás