Na América Portuguesa do século XVI, a política europeia para os indígenas pressupunha também a existência de uma política indígena frente aos europeus, já que os Tamoios e os Tupiniquins tinham seus próprios motivos para se aliarem aos franceses ou aos portugueses. Com base no excerto e nos seus conhecimentos sobre os primeiros contatos entre europeus e indígenas no Brasil, assinale a alternativa correta. a) A população ameríndia era heterogênea e os conflitos entre diferentes grupos étnicos ajudaram a definir, de acordo com suas próprias lógicas e interesses, a dinâmica dos seus contatos com os europeus. b) O fato de Tamoios e Tupiniquins serem grupos aliados contribuiu para neutralizar as disputas entre franceses e portugueses pelo controle do Brasil, pelo papel mediador que os nativos exerciam. c) Os indígenas, agentes de sua história, desde cedo souberam explorar as rivalidades entre os europeus e mantê-los afastados dos seus conflitos interétnicos, anulando o impacto da presença portuguesa. d) As etnias indígenas viviam em harmonia umas com as outras e em equilíbrio com a natureza. Esse quadro foi alterado com a chegada dos europeus, que passaram a incentivar os conflitos interétnicos para estabelecer o domínio colonial.
#UNICAMP
Soluções para a tarefa
Respondido por
78
É correta a alternativa A, já que os diversos povos originários que habitavam as Américas antes da chegada dos europeus tinham profundas diferenças uns com os outros, sendo um equívoco considerar que fossem todos iguais ou que fossem totalmente passivos no processo histórico da colonização.
Havia os que mantinham sociedades nômades, os que praticavam agricultura intermitente, os que dependiam do comércio e os que estabeleciam grandes cidades (embora na América Portuguesa prevalecessem os pequenos povoamentos, na América Espanhola havia os Incas, Maias e Astecas)
Perguntas interessantes