Que dizer das personagens? Creio que têm a força e ao mesmo tempo a fraqueza da caricatura. Mas, pensando melhor, não poderemos também alegar em defesa do romancista que a caricatura é uma tendência reconhecida e aceita da arte moderna, principalmente da pintura? Não haverá muito de deformação na obra de grandes pintores como Portinari, Di Cavalcante e Segall – todos eles inconformados com a sociedade em que vivem? a) a crítica do modernismo à violência da escravidão e às desigualdades sociais, presentes no quadro e nas personagens do romance, respectivamente. b) o imaginário da burguesia nacional, pois tanto as protagonistas do romance quanto a imagem da mulher negra retratam os traços característicos das reformas sociais do Estado Novo. c) os princípios estéticos do movimento modernista, pois as duas expressões artísticas apresentam-se como reflexo dos valores da elite cafeeira paulista. d) a moral implícita da modernidade, pois o narrador do livro e a representação do corpo negro criticam o comportamento social das personagens femininas no século XX.
#UNICAMP
Soluções para a tarefa
Resposta:
gabarito letra A
Explicação:
O quadro relaciona a negra à uma escrava, utilizando como ferramenta a caricatura, destacando características fortes como os grandes lábios e o grande seio da escrava, remetendo-se a um dos papeis da mesma: a de "mãe-negra, a ama-de-leite".
E na obra de Érico Veríssimo, é usada a técnica do contraponto: há simultaneidade entre varias narrativas, e inter-relacionando elas; O que intensifica de maneira estratégica a percepção das diferenças sociais no desenvolver dos casos.
Espero ter ajudado :)
É correta a alternativa A, tendo sido o Modernismo um movimento politicamente crítico das bases da República Velha e das formas do conservadorismo social, econômico e político do período, conjunto de valores que tinha o racismo como uma de suas práticas.
Ao criar a caricatura, buscava demonstrar a sua rejeição ao modelo social por ela criticado, sendo uma forma de usar a arte para trazer para a luz e o conhecimento geral práticas sociais que eram feitas de maneira escondida.