"N as ruas a animação e intensa, um mercado de legumes e frutas de má qualidade se espalha, reduzindo o espaço para os passantes. O cheiro é nauseante. A cena torna-se mais espantosa no interior das moradias, nos pátios e nas ruelas transversais: não há um único vidro de janela intacto, os muros são leprosos, os batentes das portas e janelas estão quebrados, eas portas, quando existem, são feitas de pranchas pregadas. Nas casas até os porões são usados com o lugar de morar e em toda parte acumulam-se detritos e água suja [...]. Um lugar chocante, um diabólico emaranhado de cortiços que abrigam coisas humanas arrepiantes, onde homens e mulheres imundos vivem de dois tostões de aguardente, onde colarinhos e camisas limpas são decências desconhecidas [...]."
(BRESCIANI, Maria Stella Martins. Londres e Paris no século XIX: o espetáculo da pobreza. Sào Paulo: Brasiliense, 200^. p. 26. )
A respeito de Londres no século XIX, é correto afirmar que
a) por causa do esforço laborai, os operários londrinos desenvolveram o hábito de tomar banho diariamente, diferentemente do que ocorria, por exemplo, na França.
b) Londres crescia repleta de problemas, mas a falta de estrutura urbana era amenizada pela canalização da água suja, dos esgotos e dos dejetos.
c) apesar das péssimas condições sanitárias, os bairros de Londres eram ocupados pela burguesia, existindo, portanto, uma política pública organizada para toda a cidade.
d) gradualmente, os serviços sanitários e de fornecimento de água foram instituídos nas cidades inglesas ao longo do século XIX, beneficiando os bairros da classe trabalhadora somente no início do século XX
e) as péssimas experiências urbanas relacionadas à primeira fase da Revolução Industrial no século XVIII levaram a Inglaterra, por volta de 1800, a um avanço na medicina sanitária preventiva, possibilitando uma vida mais saudável aos trabalhadores.
Soluções para a tarefa
Respondido por
11
Olá,
Resposta letra "E"
Resposta letra "E"
A medicina sanitária preventiva foi uma intervenção do estado (Inglaterra) nas fabricas a partir do século XIX, no intuito de combater as epidemias e não perder trabalhadores.
A Inglaterra, depois de passar por varias epidemias
relacionadas ao acumulo de pessoas que viviam aglomeradas em cubículos sem
higiene, começou a criar medidas para prevenir as epidemias nas fabricas e na população em geral. Portanto, assim que surgiram os médicos nas fabricas e as leis
de saúde pública.
Respondido por
2
Resposta:
D
Explicação:
Perguntas interessantes
Matemática,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Pedagogia,
10 meses atrás
História,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Sociologia,
1 ano atrás