História, perguntado por AnnandaGodoy3400, 11 meses atrás

"Percebidos como selvagens, ignorantes, incivilizados, rudes, feios e grevistas, sobre os trabalhadores urbanos que compõem a classe operária em formação nos inícios da industrialização no Brasil constituiu- -se paulatinamente uma vasta 'empresa de moraliza­ ção'. I...] O projeto de integração do proletariado e de suas famílias ao universo dos valores burgueses, domesticação literal que a imagem projetiva de 'bárbaros' justifica, desdobra-se em múltiplas estratégias de disciplinarização: mecanismos de controle e vigilância que atuam no interior da fábrica, mas também fora dela. Que perseguem o trabalhador em todos os momentos da sua vida, até nas horas de lazer, buscando redefinir sua maneira de pensar, de sentir, de agir e erradicar práticas e hábitos considerados perniciosos e tradicionais."

a) Segundo a autora, como os operários do início do século XX eram vistos pelas elites?
b) Os hábitos da classe operária foram modificados de forma pacífica? Justifique.

Soluções para a tarefa

Respondido por thaissacordeiro
115
Olá.


A) De acordo com a autora, os operários eram vistos pela elite como pessoas selvagens, ignorantes, incivilizados, rudes, feios e grevistas. Os trabalhadores da área urbana eram vistos dessa forma. Eles faziam parte da classe operária no Brasil, ainda no início da industrialização.

B) O processo de modificação de hábitos não foi feito de forma pacífica, eram realizados por meio de perseguição na empresa, e fora dela, os empresários implantaram mecanismos de controle e vigilância.

Além disso, essa forma visava ainda “adestrar” o operário inclusive nas horas de lazer, moldando sua forma de agir e pensar e implementar novos hábitos considerados certos pela burguesia.

Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes