História, perguntado por Anabeatrizda9897, 9 meses atrás

me ajudem por favor !!Organização dos artesãos em corporações de ofícios.

Os artesãos agruparam-se por ofício surgindo as corporações de tecelões, sapateiros,padeiros e ferreiros etc.A corporação procurava defender os interesses dos associados nenhum artesão podia trabalhar em seu ofício se não estivesse inscrito na corporação correspondente,que o protegia,evitando a concorrência.Ela fiscalizava a produção e estabelecia o preço da matérias-primas e dos produtos acabados.
A produção era realizada em oficinas, tendo como proprietário o mestre-artesão, o dono da matéria-prima e dos instrumentos de trabalho. O mestre era ajudado pelos oficiais (ou companheiros), que recebiam remuneração por jornada de trabalho; eram trabalhadores especializados que poderiam abrir seu próprio empreendimento caso a corporação autorizasse.
Também existia o aprendiz aquele que estava aprendendo um ofício.Seu aprendizado durava de 3 a 7 anos e, nesse período, morava na casa do mestre.
A partir do século XIII, a situação do artesão mudou, pois os mestres começaram a concentrar em suas mãos poder e capital, impedindo a ascensão dos oficiais e aprendizes.
Surgia assim uma elite composta dos grandes artesãos e comerciantes,que a sua filha controlavam a matéria-prima, os instrumentos de trabalho e a venda do produto no mercado.

Responda de acordo com o texto.

1-O que foram as corporações de ofícios?

2-Que mudanças ocorreram na situação dos artesãos, a partir do século XIII?

3-Na organização dos artesãos havia corporações, quais eram essas corporações?E o que elas procuravam defender?

4-Como era realizada a produção das matérias-primas?

5-O mestre era ajudado pelos oficiais o que eles recebiam?

Sexta e sétima na foto.

​Agradeço desde já.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por guifnunesp8zk6w
9

A)Corporações de ofício eram associações de artesãos e procuravam defender os interesses dos associados.

BA partir do século XIII, muito mestres começaram a concentrar poder e capital, impedindo que oficiais e aprendizes ascendessem no mercado.

C)Essas corporações, eram as de Ofício, buscavam defender os associados, manter o monopólio da atividade artesanal, regulamentar preços, salários etc...

D)O mestre da Corporação tinha controle sobre a matéria prima.

E)Recebiam remuneração por jornada de trabalho; eram trabalhadores especializados que poderiam abrir seu próprio empreendimento caso a corporação autorizasse.

F)O aprendiz era aquele que estava aprendendo um ofício.Seu aprendizado durava de 3 a 7 anos e, nesse período, morava na casa do mestre.

G)O principal papel da corporação é evitar concorrência.

Perguntas interessantes