)
“Ler é melhor que estudar”. Esta é uma opinião quase unânime e compartilhada pela população letrada e pertencente às elites intelectuais brasileiras: intelectuais, professores do ensino fundamental, médio e universitário, jornalistas, comunicadores da mídia. No entanto, a maior parcela de nossa população, embora hoje possa estudar, não chega a ler. A escolarização, no caso da sociedade brasileira, não leva à formação de leitores e produtores de textos proficientes e eficazes e, às vezes, chega mesmo a impedi-la. Ler continua sendo coisa das elites, no início de um novo milênio.
Em relação ao contexto apresentado, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) A noção de que "ler é melhor do que estudar" está enraizada na população letrada, principalmente porque a noção de letramento está vinculada somente à escola, esquecendo-se que os letramentos são múltiplos e vão além da escolarização.
( ) Apesar de essencial, a escolarização não leva ao pleno desenvolvimento da capacidade de leitura e escrita, pois muitas práticas que acontecem na escola não refletem os reais usos da escrita na sociedade.
( ) A escola deve se preocupar em formar leitores críticos, por isso é essencial trabalhar com as diferentes formas de letramentos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Alternativas:
a)
V - F - F.
b)
F - V - F.
c)
F - F - V.
d)
V - V - V.
e)
F - F - F.
Soluções para a tarefa
Respondido por
35
a resposta e V-V-V- (corrigido pelo AVA)
Naya098:
Aap4 - Letramentos e Alfabetização
Respondido por
13
d)
V - V - V.
Observa-se que os elementos descritos nas assertivas comprovam a importância do letramento para a formação de um cidadão crítico, visto que são encontradas tanto nas práticas pedagógicas nas instituições escolares, como nas vivências fora do espaço de sala de aula.
Dessa forma, este processo deve ser focado pelos educadores, para que possam se tornar cidadãos ativos e conscientes.
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás