Leia o texto:
Embora seja composto de palavras, frases, períodos, ou mesmo unidades maiores, o texto não se define pela soma de suas partes. O que faz uma produção escrita ou oral ser considerada um texto é a possibilidade de se estabelecer uma coerência global, ou seja, de se (re)construir sentidos a partir de um conjunto de pistas apresentadas.
Disponível em: Acesso em 30 jan. 2019.
O marcador de reformulação e a ideia introduzida por essa reformulação são, respectivamente,
A
"O que faz" / a definição de texto.
B
"ou seja" / a reconstrução dos sentidos.
C
"Embora" / a composição do texto.
D
"ou seja" / a produção escrita ou oral.
E
"O que faz" / a coerência global.
Soluções para a tarefa
Alternativa B.
O marcador de reformulação e a ideia introduzida por essa reformulação são, respectivamente, "ou seja" / a reconstrução dos sentidos.
Marcadores discursivos são termos que estabelecem conexões entre os enunciados, construindo a coesão e a coerência do texto.
Os marcadores discursivos reformuladores são usados para explicar ou para retificar (corrigir) uma informação.
No caso de "ou seja", ele foi usado para explicar, esclarecer melhor uma informação. A informação de que a coerência global consiste em (re)construir sentidos a partir de um conjunto de pistas apresentadas
Resposta:
B
Explicação:
O marcador de reformulação “ou seja” atua sobre "coerência global", apresentando/introduzindo a ideia de que coerência global acontece por meio da reconstrução de sentidos ("ou seja, de se (re)construir sentidos a partir de um conjunto de pistas apresentadas").