Contabilidade, perguntado por jeanturatto, 1 ano atrás

Leia o texto abaixo e depois responda à questão:


“Os mercados financeiros estão tão presentes no dia-a-dia dos sistemas capitalistas que se perdem de vista as condições necessárias para seu florescimento, parecendo que eles são instituições inerentes aos sistemas. Verdade, contudo, é que as coisas não são assim tão simples. Imaginemos um sistema onde as unidades econômicas - famílias, governo, empresas - tivessem orçamentos equilibrados, isto é, que cada uma dependesse exatamente do que produzisse. Numa economia como essa, não haveria incentivo à existência do mercado de capitais e à atuação das instituições financeiras; por mais alto que fosse o nível de renda, a poupança e investimento estariam presentes, mas se dariam dentro das próprias unidades econômicas. A poupança teria como contrapartida ativos tangíveis. A emissão de obrigações seria nula. Por outro lado, pode-se imaginar uma sociedade onde os mercados financeiros floresceriam rápida e aceleradamente. Para tanto, bastaria supor que algumas unidades acusassem déficits e outras superávits. Num exemplo extremo, poderíamos considerar uma sociedade onde todos os gastos correntes e de capital fossem feitos por "unidades de dispêndio" (spending units), que não recebessem nenhuma renda, e que toda renda fosse percebida por "unidades poupadoras" (saving units). Um grupo teria deficit equivalente às suas compras e outro superavit igual à sua renda. Supondo que o sistema fosse fechado, ter-se-ia, no final do período, o primeiro grupo emitindo obrigações no montante de seus gastos e o segundo acumulando ativos financeiros equivalentes ao total de sua renda”.



Vimos com o professor Joaquim Ribas que o mercado financeiro pode ser dividido em segmentos. Partindo dessa informação, analise se os enunciados são verdadeiros (V) ou falsos (F), e assinale a alternativa que contém a sequência correta.

I. São segmentos do mercado financeiro o mercado monetário e o mercado de derivativos.

II. São segmentos do mercado financeiro o mercado de crédito e o mercado cambial.

III. São segmentos do mercado financeiro o mercado cambial e o mercado de capitais.

IV. São segmentos do mercado financeiro o mercado internacional e mercado municipal.
A
V, F, F, V

B
F, V, V, F

C
F, V, F, V

D
V, V, V, F

E
V, F, V, V

Soluções para a tarefa

Respondido por menteaberta19
1

Resposta:

B

Explicação:

De acordo com características próprias, podemos dividir o mercado em quatro segmentos específicos: Cambial, Crédito, Monetário e de Capitais. Mercado Cambial: é onde se negocia as trocas de moedas estrangeiras.

Mercado de derivativos: entenda melhor o seu funcionamento - InfoMoney

Veja mais em: https://www.infomoney.com.br/educacao/guias/noticia/231004/mercado-de-derivativos-entenda-melhor-o-seu-funcionamento


ednaldoleites: A alternativa correta é a que contém a seguinte sequência: (V, V, V, F).
ednaldoleites: As afirmativas I (São segmentos do mercado financeiro o mercado monetário e o mercado de derivativos), II (São segmentos do mercado financeiro o mercado de crédito e o mercado cambial) e III (São segmentos do mercado financeiro o mercado cambial e o mercado de capitais) são verdadeiras. De acordo com a rota de aprendizagem 5,
ednaldoleites: Para facilitar o entendimento, o mercado financeiro pode ser dividido em segmentos. Neste caso, vamos utilizar a classificação proposta por Kerr (2011), ressalvando, porém, que esta é uma divisão didática, e que muitas vezes as instituições financeiras operam em vários mercados ao mesmo tempo. 1) Mercado Monetário: boa parte desse mercado é operado pelo Banco Central.
ednaldoleites: Nele são realizadas operações de negociação de títulos públicos, de redesconto e depósitos compulsórios, que visam essencialmente a controlar a liquidez da moeda na economia; 2) Mercado de Crédito: operado por instituições financeiras bancárias, destina-se basicamente a suprir as necessidades de capital de giro das empresas, abrangendo empréstimos, financiamento e depósitos à vista. 3) Mercado Cambial: onde se realiza a compra e venda de moeda estrangeira.
ednaldoleites: 4) Mercado de Capitais: nele são realizadas operações de longo prazo, geralmente por bancos de investimentos. Aplicação em ações e debêntures são exemplos da atuação desse mercado. 5) Mercado de derivativos: são operações com ativos cujos valores representam uma parcela de outro ativo, daí o nome de derivativos. Destina-se, principalmente, à administração de risco”.
ednaldoleites: também foi discutido na Vídeo Aula 5. A afirmativa IV (São segmentos do mercado financeiro o mercado internacional e mercado municipal) é, portanto, falsa.
Perguntas interessantes