ENEM, perguntado por psilvalaura8748, 10 meses atrás

Já faz 21 anos desde que a sombra de um conflito nuclear pairou sobre a humanidade. O fim da Guerra Fria trouxe a aproximação e até mesmo a reestruturação entre nações pelo mundo todo que deixaram de lado antigos conflitos ideológicos e passaram a pensar juntas na reconstrução de suas economias juntamente com o resto do mundo globalizado. Entretanto, durante os quase 46 anos de Guerra Fria muito se cogitou sobre ataques nucleares vindos da antiga União Soviética e que atingiriam os Estados Unidos e vice-versa. No coração da Guerra Fria, o cenário envolvia o disparo de uma grande quantidade de mísseis sobre o Polo Norte, fato esse que nos leva a cogitar sobre qual seria a rota tomada por esses mísseis, pois se olharmos para a superfície do globo, caso um míssil balístico intercontinental venha a ser disparado, o caminho mais curto entre Moscou e Washington é sobre o topo, e não em volta do globo. Portanto, além do uso primordial da navegação via satélite, motivo principal pelo qual, em 1978, os americanos criaram o Sistema de Posicionamento Global, ou GPS, podemos também levar em consideração o uso de uma projeção mais adequada para calcular o trajeto que daria cabo a esse intento, que seria A a projeção descontínua ou de Goode. B a projeção cilíndrica de Mercator. C a projeção plana ou azimutal. D a projeção cilíndrica de Peters. E a projeção cônica.

Soluções para a tarefa

Respondido por brendaisis
12

Letra c.

A intitulada projeção plana ou azimutal apresenta como características principais a representação da superfície terrestre sobre um plano tangente à esfera terrestre.

Certamente seria a forma de projeção mais adequada de regiões que apresentam uma localização mais central, como apresentada no questionamento acima. Ademais, essa projeção é também mais indicada para locais que apresentam uma relativa proximidade geográfica.  

Perguntas interessantes