ENEM, perguntado por MariaClarona8168, 10 meses atrás

Fruto de longa pesquisa histórica, Romanceiro da Inconfidência é, para muitos, a principal obra de Cecília Meireles. Nesse livro, por meio de uma hábil síntese entre o dramático, o épico e o lírico, há um retrato da sociedade de Minas Gerais do século XVIII, principalmente dos personagens envolvidos na Inconfidência Mineira, abortada pela traição de Joaquim Silvério dos Reis, o que culminou na execução de Tiradentes. A Inconfidência Mineira faz parte dos chamados Movimentos Separatistas da história brasileira e é um dos mais ricos em detalhes e significados. Deste episódio é correto afirmar que A influenciada pela Revolução Francesa, a Inconfi- dência Mineira trouxe consigo as ideias iluministas. B presa à homogeneidade da presença da elite em sua idealização, o movimento desagregou-se por atos de traição. C mesmo questionado pela historiografia como "he- rói", o valor da figura de Tiradentes é inquestionável dentro do movimento. D ao sonhar com a liberdade dos escravos, a Inconfi- dência abria os horizontes para as futuras leis abo- licionistas. E presa aos ideais do liberalismo e do absolutismo, a Inconfidência foi heterogênica, mas também incom- pleta em seu planejamento de rebelião social.

Soluções para a tarefa

Respondido por viniciusrm19
2

A influenciada pela Revolução Francesa, a Inconfidência Mineira trouxe consigo as ideias iluministas.

Nas obras de Cecília Meirelles, fica explícito a influência das ideias Iluministas a respeito da implementação da Inconfidência Mineira, no sentido de que permitiu o desenvolvimento de diversos movimentos separatistas.

Como ideais, propunham a existência de uma sociedade mais democrática, em que a população pudesse ser capaz de reivindicar seus direitos.

Perguntas interessantes