ENEM, perguntado por layzalorr6022, 9 meses atrás

Na pintura de John Gast (Figura 1), Colúmbia, a mulher angelical, carrega a "luz da civilização" para iluminar os caminhos e guiar homens e carroças na marcha para o Oeste dos Estados Unidos; enquanto ela avança e expande os cabos do telégrafo nos caminhos por onde passa, tanto os indígenas nativos como os animais selvagens fogem amedrontados. No centro do cartaz (Figura 2), a mulher com armadura (uma referência à heroína Joana d’Arc) traz, na mão direita erguida, um ramo de oliveira, símbolo da sabedoria universal; na mão esquerda segura o escudo com as cores da bandeira francesa e o lema "progresso – civilização – comércio". É a alegoria da França conquistadora que se expande para a Asia e Africa distantes, levando as luzes do progresso e do comércio para os povos que, por desconhecerem o majestoso brilho da civilização europeia, vivem na escuridão. Essas imagens são alegorias de duas ideologias imperialistas do século XIX sintetizadas, respectivamente, nas expressões históricas: A "ética dos peregrinos" e "luta contra a barbárie". B "ideologia do branco anglo-saxão protestante" e "salvacionismo imperial". C "aliança para o progresso" e "processo civilizatório afro-asiático". D "guerra justa" e "ocidentalização do mundo oriental". E "destino manifesto" e "fardo do homem branco".

Soluções para a tarefa

Respondido por viniciusrm19
23

d) "guerra justa" e "ocidentalização do mundo oriental".  

A figura a esquerda da mulher representa uma possível guerra justa, fundamentada pelo manifesto de que o povo norte-americano deveria executar os mandamentos divinos, no sentido de colonização de todo o povo oeste.

Já a figura a direita representa a busca pela ocidentalização do povo oriental, visto que os franceses acreditavam na soberania cultural, a qual deveria ser aplicada a todos os territórios orientais.

Respondido por JuniorLobo11
30

Resposta:

Letra E

Explicação:

Pois a figura representa o "destino manifesto" e o "fardo do homem branco".  

Perguntas interessantes