I. Para o filósofo inglês Thomas Hobbes (1588-1679), o estado de natureza é um estado de guerra universal e perpétua. Contraposto ao estado de natureza, entendido como estado de guerra, o estado de paz é a sociedade civilizada. Dentre outras tendências que dialogam com as ideias de Hobbes, destaca-se a definida abaixo. II. Nem todas as guerras são injustas e, correlativamente, nem toda paz é justa, razão pela qual a guerra nem sempre é um desvalor, e a paz nem sempre um valor. BOBBIO, N. MATTEUCCI, N. e PASQUINO, G. Dicionário de Política. 5ed. Brasília: Universidade de Brasília. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 2000. Comparando as ideias de Hobbes (texto I) com a tendência citada no texto II, pode-se afirmar que: a) em ambos, a guerra é entendida como inevitável e injusta. b) para Hobbes, a paz é inerente à civilização e, segundo o texto II, ela não é um valor absoluto. c) de acordo com Hobbes, a guerra é um valor absoluto e, segundo o texto II, a paz é sempre melhor que a guerra. d) em ambos, a guerra ou a paz são boas quando o fim é justo. e) para Hobbes, a paz liga-se à natureza e, de acordo com o texto II, à civilização.
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Letra b) para Hobbes, a paz é Inerente à civilização, e segundo o texto ll, ela não é um valor absoluto
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Para o filósofo inglês Thomas Hobbes (1588-1679), o estado de natureza é um estado de guerra universal e perpétua....o estado de paz é a sociedade civilizada:
b) para Hobbes, a paz é inerente à civilização e, segundo o texto II, ela não é um valor absoluto.
O filósofo inglês Thomas Hobbes demonstra que os termos guerra e paz se opõe, colocando o homem, quando em guerra em seu estado de natureza e na paz, como na sociedade civilizada. O texto II acrescenta então, que nem a guerra nem a paz são termos absolutos, uma vez que podem ocorrer injustiça na paz e como também, pode haver justiça na guerra.
Bons estudos!
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