historia da america
1)
“A dominação espanhola estabelece-se a partir da extração mineral, secundada por uma agricultura de subsistência e de um complexo comercial que permita a chegada dos minerais à Espanha e dos produtos europeus à América colonial. A dominação portuguesa, após um período de extrativismo [...], passa a basear-se na produção do açúcar e na importação de escravos”.
“Passado o período da conquista, subjugados os nativos, os europeus montaram sua estrutura de exploração nas Américas. Embora semelhante em muitos aspectos, algumas diferenças foram se estabelecendo nas diversas áreas de colonização [...]”.
De acordo com o texto, o produto que esteve associado tanto ao comércio quanto à organização social da colônia brasileira foi:
Alternativas:
a)
O pau-brasil.
b)
A cana-de-açúcar.
c)
O algodão.
d)
O Tabaco.
e)
O fumo.
2)
"Brasil e Peru tiveram trajetórias surpreendentemente similares. Isto pode soar estranho por várias razões: a cordilheira dos Andes não tem equivalente no Brasil; os espanhóis encontraram no Peru povos indígenas altamente sofisticados, que haviam criado civilizações complexas e densamente povoadas, enquanto os portugueses haviam encontrado no Brasil populações relativamente rarefeitas e nômades; os espanhóis usaram os índios para o trabalho forçado, enquanto os portugueses preferiram os escravos africanos para suprir a mão-de-obra da colônia. Entretanto, há duas similaridades que nos interessaram: as elites de ambas as colônias estavam relativamente satisfeitas com seu status e igualmente temerosas de convulsões."
No texto acima é sugerido que houve semelhanças entre o Brasil e o Peru no processo de independência quando esses dois países ainda eram colônias. Apesar de ser bem nítida as diferenças, o autor defende que:
Alternativas:
a)
As elites estavam querendo mais poder.
b)
As elites não estavam satisfeitas com as funções que tinham na colônia.
c)
As elites queriam a divisão do poder de forma igualitária.
d)
As elites queriam manter o poder.
e)
As elites não tinham medo de revoluções que podiam alterar o seu status quo.
3)
"O Vice-Reinado do Rio da Prata abrangia durante o período colonial uma vasta região, da qual faziam parte os atuais Estados do Uruguai, da Argentina, da Bolívia, do Paraguai e o norte do Chile. Quando se iniciou o processo de independência, o vice-reinado não formava um todo economicamente homogêneo".
A administração espanhola nas regiões que colonizava na América dividiu as regiões em quatro capitanias gerais e quatro vice-reinos: Vice-Reinado da Nova Espanha; Vice-Reinado da Nova Granada; Vice-Reinado do Peru; Vice-Reinado do Rio da Prata e Capitanias Gerais de Cuba e do Chile.
De acordo com as informações acima, pode-se afirmar que os Vice-Reinos:
Alternativas:
a)
Foram as divisões feitas no território colonial dominados pelos portugueses, com o intuito de organizar a exploração das terras.
b)
Foram as divisões feitas no território colonial dominados pelos espanhóis, com o intuito de escravizar os nativos.
c)
Foram as divisões feitas no território colonial dominados pelos espanhóis, com o intuito de organizar a exploração das terras.
d)
Foram as separações feitas no território colonial dominados pelos espanhóis, com o intuito de evitar conflitos.
e)
Foram as divisões feitas no território colonial dominados pelos espanhóis, com o intuito de organizar a exploração do pau-brasil.
Soluções para a tarefa
Respondido por
28
Resposta:
1. b) A cana-de-açúcar.
2. d) As elites queriam manter o poder.
3. c) Foram as divisões feitas no território colonial dominados pelos espanhóis, com o intuito de organizar a exploração das terras.
Respondido por
22
Resposta:
Resposta:
Av2 - História da América
Explicação:
1 b
2 d
3 c
4 d
5 a
TODAS CORRIGIDAS PELA AVA.
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
História,
7 meses atrás
História,
10 meses atrás
Artes,
10 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás