Filosofia, perguntado por marcoscabraldi6456, 11 meses atrás

Fazer um paralelo entre as ideias aplicadas pelos filósofos Aristóteles e Platão. ARISTÓTELES Como podemos interpretar a seguinte citação de Aristóteles: “O bem é aquilo a que todas as coisas tendem” ? Como podemos interpretar a seguinte citação de Aristóteles: “O fim da arte médica é a saúde, o da construção naval é um navio, o da estratégia é a vitória e o da economia é a riqueza” ? PLATÃO Segundo Platão, as opiniões dos seres humanos sobre a realidade são quase sempre equivocadas, ilusórias e, sobretudo, passageiras, já que eles mudam de opinião de acordo com as circunstâncias. Como agem baseados em opiniões, sua conduta resulta quase sempre em injustiça, desordem e insatisfação, ou seja, na imperfeição da sociedade.

Soluções para a tarefa

Respondido por bitencourtericotafpm
15
Aristóteles quer buscar o fim da função do ser humano, ou seja, o fim da ação humana ou mais propriamente dita, o fim último do ser humano enquanto ser racional. Dessa forma, ele faz analogia com as artes. Tal como para a arte da construção naval, o fim é construir o navio, a arte da função do ser humano é agir virtuosamente.

Quando o filósofo diz que o bem é aquilo para qual todas as coisas tendem, ele quer dizer que todos temos fins últimos, ainda que não o desejemos de forma consciente.

Platão separa oficialmente doxa e conhecimento. Como doxa podemos considerar a opinião ou a opinião do senso comum e Platão repudia veemente isso, visto que deseja saber o que é sobre o que é e sobre o que não é do que não é, quer saber a verdade - definida em termos aristotélicos.
Perguntas interessantes