Português, perguntado por alan200587p, 10 meses atrás

Faça uma redação de 25 linhas sobre desigualdade social.​

Soluções para a tarefa

Respondido por analauraandrtmota
8

Resposta:

Desigualdade social

Explicação:

O termo desigualdade social é um conceito sociológico e econômico que designa a diferença existente entre as classes sociais. A desigualdade pode ser medida pelas faixas de renda comparadas (há um método de comparação de médias das faixas de renda mais ricas com as faixas de renda mais pobres). O resultado dessa comparação pode ser jogado numa fórmula desenvolvida pelo economista e estatístico italiano Corrado Gini, formando o chamado coeficiente de Gini.

Outros fatores podem ser usados para medir-se a desigualdade social de um país, pois, geralmente, quanto maior a desigualdade, maior é a pobreza de uma sociedade. Então, indicadores — como o índice de desenvolvimento (IDH), a renda per capita e o nível de escolaridade — podem ser apurados e comparados com os índices de desigualdade social.

Desigualdade social e ideologia

Sempre houve a construção de uma ideologia das classes dominantes que visasse a manter a dominação das camadas sociais mais baixas. As teorias de Jacques Bossuet (teórico político francês do século XVII) são a prova disso.

Também houve uma tentativa pseudocientífica, no século XIX, o darwinismo social, de Herbert Spencer, de formular uma teoria que supostamente justificasse a inferioridade dos povos africanos, indígenas e orientais. Essa teoria defendia a pobreza nos continentes do sul, sem considerar o colonialismo e o imperialismo, que levaram os países africanos, americanos e asiáticos à situação de miséria à qual chegaram.

As ideologias sempre foram instrumentos de dominação e, segundo Karl Marx, são as ideologias que mantêm o proletariado submetido à burguesia. No livro A ideologia alemã, o filósofo, sociólogo e economista alemão identifica a existência de uma infraestrutura (meios materiais) e uma superestrutura (ideologia, Estado, sistema jurídico, domínio da informação etc.), que suportam, ideologicamente, um sistema de dominação. Com isso, os trabalhadores continuam na situação de exploração e não se revoltam contra o sistema desigual.

Desigualdade social e Karl Marx

A origem da desigualdade social está, segundo Marx, na diferença de classes sociais e essas diferenças, não só econômicas, mas também simbólicas, existentes entre a burguesia e o proletariado evidenciam a desigualdade social.

A Inglaterra do século XIX, industrializada e sem nenhum tipo de controle estatal ou direito trabalhista, evidenciava a forte desigualdade daquela sociedade. Segundo Marx, os trabalhadores das fábricas inglesas daquele período, sem remuneração fixa e mínima, somavam jornadas de até 16 horas diárias, de domingo a domingo, sem direito à folga, licença médica ou previdência

Perguntas interessantes